A Concepcao Filosofica De Infancia Na Modernidade

#Filosofia da educação# Vico#Educação de crianças

Apoie as pesquisas no Brasil inscrevendo-se no Canal Linha de Divisa e deixe o seu like nos vídeos para o Youtube ponderar a relevância para a sociedade do conhecimento produzido na academia. Acione as notificações para ser lembrado sempre que faltarem 10 minutos para o ínicio das lives.
youtube.com/results?search_query=linha+de+divisa
***********************************************************************
Acesse o site institutomathema.com.br e faça sua inscrição nos cursos de filosofia com Mestres e Doutores. Para apoiar o Canal o Insira o CÓDIGO do(a) COLABORADOR(A) : Linha de Divisa.
***********************************************************************
Conversa com Humberto Aparecido de Oliveira Guido sobre suas pesquisas no doutorado acerca da concepção filosófica de infância na Modernidade. Ele encontrou nos escritos filosóficos de G. Vico (1668-1744) uma nova idéia de infância, que, ao contrário da visão tradicional, atribui valor cognitivo ao conhecimento infantil, inserindo-o na história do desenvolvimento da razão.
No resumo inicial da Tese Humberto Guido diz que "...Vico definiu a infância como a barbárie do intelecto, um momento precário em raciocínios abstratos e, ao mesmo tempo, rico em imaginação. Este novo modo de olhar a infância confere ao saber infantil uma lógica própria: a lógica poética. A infância vista na perspectiva da idade criativa torna possível a sua vinculação com o nascimento das ciências humanas, pois, historicamente, as novas ciências da sociedade começaram a se constituir ao mesmo tempo em que ocorria a descoberta da infância"

O Humberto é graduado em filosofia pela PUCCamp, Mestre e Dr em Educação pela Unicamp.