Augusto Comte Surgimento Da Sociologia Professor Rodrigo Pensador

A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.
Porém, a Sociologia somente tornou-se uma ciência, de fato, com um método bem delimitado, a partir das ideias de Émile Durkheim, que foi considerado o primeiro sociólogo a rigor, enquanto Comte é considerado o “pai” da Sociologia.

Contexto histórico do surgimento da Sociologia

São os principais fatores históricos que influenciaram o surgimento da Sociologia:

Renascimento: o renascentismo é o período de transição de uma Europa medieval para uma Europa moderna, que passa a valorizar mais a ciência e as artes, reconhecendo a distinção e a importância da razão e do conhecimento humano, além de separá-los os do conhecimento religioso.

Surgimento do capitalismo: o mercantilismo, que consiste na primeira fase do capitalismo moderno, desencadeou uma série de fatores que modificaram o cenário europeu.

Iluminismo: uma nova concepção intelectual e política, surgiu com o iluminismo. As ideias de igualdade e de disseminação do conhecimento intelectual propagaram-se e trouxeram à humanidade o entendimento de que a evolução moral e social está diretamente ligada à evolução intelectual.

Grandes revoluções: as revoluções ocorridas no século XVIII, de inspiração burguesa, como a Revolução Americana e a Revolução Francesa, (essa última inspirada por pensadores iluministas) trouxeram uma nova forma de se pensar no Estado e no governo, afastando o Antigo Regime e dando lugar ao republicanismo, o que alterou a lógica social e governamental.

Revolução Industrial: houve uma alteração na configuração populacional devido à Revolução Industrial, pois a Europa, até então sumariamente rural, observava uma explosão demográfica nas cidades devido à abertura de indústrias, principalmente na Inglaterra. Os grandes centros urbanos que surgiram repentinamente não tiveram estrutura para abrigar tantas pessoas, e os postos de trabalho também não foram suficientes para todos, o que desencadeou problemas sociais e sanitários, que deixaram como rastro doenças, fome, miséria, desigualdade social e alta taxa de criminalidade.

A lei dos três estados, formulada por Auguste Comte, é considerada como a lei fundamental de sua teoria e rege o modo de pensar da humanidade. Ela caracteriza-se por concepções da história humana e indica que elas passam por três fases: teológica, metafísica e positiva:

O estado teológico, ou fictício, é concebido por Comte como aquele em que o espírito humano busca explicações para os fenômenos sociais e da natureza no sobrenatural, na ação divina, uma explicação que ainda não estaria voltada para o uso racional da mente humana, sendo por isso primitivo.

O estado metafísico é a transição entre o teológico e o positivo. Os agentes sobrenaturais presentes no estado teológico dão lugar a forças abstratas personificadas,Por fim, o estado positivo é o estado científico e ocorre quando a observação dá lugar à imaginação e abstração presentes nos dois estados anteriores. Os fenômenos não dependem mais das vontades divinas ou do homem. O conhecimento científico encontrou sua perfeição e é o último estágio da evolução mental da razão humana.

Auguste Comte, francês, é o fundador do positivismo e um dos fundadores da sociologia. Para Comte a lei dos três estados só tem um sentido rigoroso quando combinada com a classificação das ciências (ARON, 2009, p. 67). Esta ordem de classificação das ciências nos explica como os graus de positividade da ciência em diferentes domínios.

As primeiras ciências positivas, de acordo com esta escala são a matemática, a física e a química e depois a biologia. Quanto mais simples e analítica a ciência, mais positiva. Mas esse grau de cientificidade combinado com a lei dos três estados tinha como intenção provar a positividade da política e a necessidade da sociologia, quando as ciências deixam de ser analíticas e passam a ser sintéticas. A sociologia é, portanto, a ciência do todo sobre o elemento, e por isso, a mais evoluída, porque seu objeto é o próprio homem. “A sociologia sintética sugere tal competência: ciência do todo histórico, não só determina o que foi e o que é, mas também o que será” (Idem.). Este determinismo é chamado pelo autor como realização da natureza humana. Porém, é necessário recordar que esta teoria sofreu muitas críticas.

#COMTE #SOCIOLOGIA #LEIDOSTRÊSESTADOS

_____________________________________________________________________
REDES SOCIAIS:

Pagina Oficial no Facebook -
facebook.com/chehistoria/?ref=settings

Instagram-
instagram.com/checanal/

CONTATO PROFISSIONAL -
canaldehistoriaeeducacao@gmail.com

  • AUGUSTO COMTE /SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA / PROFESSOR RODRIGO PENSADOR. ( Download)
  • Filosofia, História, Sociologia - De um jeito fácil e divertido. Prof° Rodrigo Pensador. ( Download)
  • COSMOLOGIA / MÉTODO FILOSÓFICO / PROFESSOR RODRIGO PENSADOR. ( Download)
  • ESTADO MODERNO: SURGIMENTO/ PROFESSOR RODRIGO PENSADOR ( Download)
  • História da Ciência - Professor Rodrigo Pensador ( Download)
  • Sociologia geral ( Download)
  • Aula 01 - Surgimento da sociologia ( Download)
  • 1ANO AULA 2. . ., Sociologia Positivismo e Dialética ( Download)
  • DARCY RIBEIRO/ SOCIOLOGIA BRASILEIRA/ PROFESSOR RODRIGO PENSADOR ( Download)
  • [LIBRAS] História da Sociologia - Unidade 2 ( Download)
  • [PÓS] História da Sociologia - Unidade 1 ( Download)
  • DESCARTES / RACIONALISMO / MÉTODO CIENTÍFICO / PROFESSOR RODRIGO PENSADOR. ( Download)
  • [LIBRAS] História da Sociologia - Unidade 1 ( Download)
  • Aula Professor Rodrigo G. Alves (Sociologia Básica) Café Pingado Ciências Sociais ( Download)
  • SOCIOLOGIA - Auguste Comte e Émile Durkheim ( Download)