Sangramento Transvaginal Apos A Menopausa Clinica Viver

A Dra. Núbia explica no vídeo 4 causas do sangramento transvaginal após a menopausa.

1️⃣ A primeira causa é benigna e se chama atrofia endometrial: é o afinamento do endométrio (a camada que reveste o útero internamente) e se descamava todo mês com a menstruação. Com esse afinamento o endométrio fica mais frágil e pode se romper causando então sangramento transvaginal.

2️⃣ A segunda causa é a hiperplasia endometrial: é o contrário do afinamento endometrial. Hyperplasia é a espessamento do endométrio, ocorre em resposta a desequilíbrios hormonais na pós-menopausa. Com hiperplasia endometrial a paciente pode então também de sangramento e a maioria é benigna, porém algumas em alguns casos a hiperplasia ela pode e típicas com potencial para desenvolver malignidade.

3️⃣ A terceira causa de sangramento na pós-menopausa: são os pólipos endometriais, são pequenos nódulos se desenvolvem no endométrio por proliferação de glândulas, sendo a maioria benignos, somente 3% são malignos.

4️⃣A quarta causa de sangramento transvaginal na pós-menopausa: é o câncer de endométrio, é mais frequente em obesas, mulheres que não tiveram filhos, diabéticas, hipertensas e naquelas portadoras de ovários micropolicísticos. Então, a única coisa que a mulher sentirá nesse tipo de câncer é um corrimento após amarelado, uma raja de sangue ou então o sangramento transvaginal.

O médico irpa encaminhar essa mulher para estereoscopia, é o procedimento simples para retirada de um fragmento de endométrio e se o resultado for positivo para câncer a mulher deverá iniciar o tratamento.

Saiba mais sobre sangramento na menopausa: clinicaviver.com/o-sangramento-vaginal-apos-a-menopausa-e-grave/