Episodio 7 Montemar Onishi Auditor Fiscal Federal Agropecuario Affa Vigiagro

Fonte: G1

Cinco cães farejadores ajudam nas fiscalizações agropecuárias em portos, aeroportos e postos de fronteira no Brasil. Outros três cachorros estão em fase de treinamento para se comportar durante as triagens de malas, caminhões e cargas. O grupo é diferenciado e tem o desafio de evitar desastres ambientais e agrícolas.

A alta capacidade dos cães em identificar vários tipos de odores, muitas vezes indetectáveis pelo olfato humano, é a principal aliada da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os animais atuam para barrar produtos de usos proibidos ou que possam ameaçar a produção agropecuária nacional. Eles auxiliam a identificar a entrada de pragas e doenças que podem estar contidas em alimentos, sementes e outros produtos de ingresso proibido ou de entrada controlada no país.

Muitos produtos são trazidos de forma irregular nas bagagens de passageiros. Por conta disso, ao lado de equipamentos convencionais, os cães são utilizados como ferramentas adicionais nas interceptações. Entre as vantagens, está a velocidade na inspeção, já que eles podem farejar os produtos em menos de cinco segundos.

  • Como cães farejadores ajudam na fiscalização agropecuária em aeroportos e postos de fronteira ( Download)
  • A IMPORTÂNCIA DA VIGIAGRO - PAULO ANGELITO ( Download)