4 Sinais De Alerta E Fatores De Risco Para Cancer De Bexiga

Tem PRESSÃO ALTA? Controle a sua pressão de uma forma segura e inovadora, junto com a equipe de médicos da Rielle. E o melhor, no conforto da sua casa. Clique no link e saiba mais: rielle.com.br/canalmedicoparatodavida/

Em quais situações a gente deve se preocupar e ficar atentos, quais são os sinais de alerta e os principais sintomas do câncer de bexiga. O que causa o câncer de bexiga? Quais são os principais fatores de risco? Que coisas eu posso fazer no meu dia a dia para me prevenir dessa doença?

LINK PARA CARTILHA DO INCA SOBRE CÂNCER DE BEXIDA E TRABALHO: inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//infografico-cancer-bexiga-relacionado-trabalho.pdf

✔Link para todos os meus conteúdos e contatos: linktr.ee/drcarlo.cunha

Todo mundo sabe o que é a bexiga - é esse órgão muscular, oco, que fica na parte inferior, bem lá embaixo, no abdômen. E ela tem a função de armazenar a urina. É um reservatório de líquido, de urina. Quando ela fica cheia, se extende, manda esse sinal pro cérebro e o cérebro responde com o comando avisando que a gente precisa esvaziar o reservatório - é a vontade de fazer xixi - a pessoa vai lá e elimina a urina pela uretra.

Pois as células da bexiga podem adoecer e passar por esses processos de transformação que acabam desenvolvendo um câncer naquele órgão. A notícia boa é que a maioria dos cânceres de bexiga são diagnosticados cedo, num estágio inicial - e nesse momento ele é uma doença com boas taxas de tratamento.

A questão que a pessoa precisa saber, e essa é uma informação importante, é que mesmo essas doenças iniciais que são tratadas, mesmo elas podem voltar após um tratamento bem sucedido. Por isso que a pessoa que teve câncer de bexiga acaba precisando fazer acompanhamento e repetir exames de tempos em tempos por muitos anos após o tratamento. Isso pra monitorar com relação a um possível retorno da doença.

Mas deixa eu te contar agora os principais sinais de alerta, os principais sintomas que podem aparecer numa situação de câncer de bexiga. Eu já falei isso nos outros vídeos parecidos com este; lá quando eu falo de sinais de alerta para câncer de intestino, ou de estômago, tem um outro vídeo sobre próstata e colo do útero; apresentar algum desses sintomas não significa que a pessoa tenha a doença.

São sinais de alerta; significa que é importante ir consultar, fazer uma consulta médica para poder ser melhor avaliado quanto a esse sintoma que a pessoa eventualmente possa estar apresentando.

A presença de sangue na urina é um dos principais achados que a gente tem que prestar bastante atenção. Sangue visível na urina, nós médicos chamamos isso de hematúria macroscópica, é um sinal que precisa ser bem avaliado sempre. Outras coisas podem causar a presença de sangue na urina: pedra nos rins, hiperplasia da próstata, infecções urinárias e até tuberculose renal.

E às vezes, esse sangramento na urina não aparece a olho nu. Não é visível ali no vaso. Em algumas situações a presença do sangramento é identificada somente no exame de urina - é a chamada hematúria microscópica. E eu preciso fazer uma observação diretamente para as mulheres.

Quando a mulher coleta exame de urina próximo ou durante o período menstrual - muitas vezes aparece a hematúria microscópica no exame mas era na verdade em decorrência de algum gotejamento do sangramento menstrual que foi junto com a urina no pote de coleta. Na maioria das vezes, numa nova coleta fora do período menstrual a hematúria microscópica desaparece. Por isso a importância de fazer uma consulta médica se apresentar esse sinal.

Outro sinais de alerta é quando a pessoa começa a urinar com muita frequência; urinar toda hora, levantar muitas vezes à noite) - são o que nós chamamos de sintomas irritativos da bexiga.

Outra coisa, alerta número 3, eu disse que tinha 4 sinais de alerta - três: dor para urinar, ardência ou dificuldade para conseguir esvaziar a bexiga. Esse achado, junto com o quarto que é dor nas costas também precisam ser melhor avaliados.

A gente sabe que várias podem ser as causas de dor nas costas: dor de origem muscular ou óssea na maioria das vezes é a principal causa. Mas a gente sabe também que pedra ou qualquer outra lesão no trato urinário pode se manifestar com esse sintoma.

Qual o sintoma de câncer de bexiga? O que pode causar Câncer de Bexiga? Quais as chances de cura de câncer de bexiga?