Cadastre-se: tendcom.com.br
Fale conosco:
62 98257.3615 whatsbusiness
Artigo na Integra:
Por que um controle de estoque bem-feito é essencial para evitar desperdícios com acúmulo ou escassez de produtos.
Para realizar isso, é preciso muita organização, técnica e ferramentas adequadas para fazer esse trabalho.
O objetivo do controle de estoque é informar com clareza e precisão as quantidades de cada item existente na empresa — das matérias-primas aos produtos finais. Quando ele não é realizado de forma acertada, pode acontecer os chamados furos de estoque: as quantidades reais de um determinado item não bate com aquilo registrado no sistema.
Sem mais enrolação vamos lá para as 5 dicas que preparei para resolver os seus problemas com furos no estoque.
1ª Dica - Registre todas as entradas e saídas em um sistema informatizado
Vale a pena começar com uma recomendação do mínimo que se espera na gestão de estoques: registrar todos os objetos que entram e saem da empresa, sem exceção, e use um sistema informatizado para isso.
Fazer o registro de estoque em planilhas é um potencial grande para o erro humano.
Hoje, já existem sistemas informatizados que conseguem organizar todos os detalhes de cada produto da melhor forma possível, facilitando a gestão e minimizando falhas. Além disso, esses sistemas contam com funcionalidades práticas, como alertas para a validade de itens perecíveis ou automatização de regras de estoque, como “primeiro que entra, primeiro que sai” e várias outras facilidades..
2 ª Dica - Compre na medida certa e trabalhe com um estoque reduzido
Um estoque pequeno é bem mais fácil de ser organizado do que um grande. Com essa visão, um setor produtivo só vai requisitar a compra de uma matéria-prima se isso fizer sentido, de acordo com a demanda do produto final. Naturalmente, essa demanda precisa ser antecipada pelos setores de marketing e vendas, para evitar que o cliente exija um produto e ele ainda precise ser produzido.
Com essa filosofia, a empresa passa a trabalhar com estoques menores, tanto de matérias-primas quanto de produtos finais. E as vantagens disso são que o gerenciamento desse estoque se torna mais simples, o espaço físico necessário passa a ser menor e os custos com desperdícios são reduzidos.
Em algumas situações pode ser preciso fazer um estoque maior, seja como preparação para algo sazonal que exige uma disponibilidade maior de produtos, seja porque surgiu uma oportunidade imperdível de compra de matérias-primas. Mas a ideia é que, com um planejamento alinhado com os outros setores, o estoque seja sempre o mais enxuto possível.
3 ª Dica - Automatize parte do controle de estoque
Utilize a tecnologia para automatizar algumas das tarefas mais repetitivas e burocráticas do controle de estoque. Para aumentar a velocidade dos processos nesse setor e ter mais precisão neles, empregue um sistema informatizado que consiga assumir parte das responsabilidades dos colaboradores.
A automatização traz muitas vantagens quando aplicada na gestão de estoques: softwares não se cansam nem cometem erros por distração. Além disso, são bem mais rápidos e podem liberar a equipe para a realização de outras tarefas mais decisivas para o crescimento do negócio.
Atividades repetitivas, como o cadastro de produtos e a verificação constante deles, tomam muito tempo da equipe. Com a automatização de parte do controle do estoque, esse setor se torna mais eficiente, preciso e potencialmente mais barato.
4 ª Dica - Previna roubos e desvios
Prevenir roubos e desvios é uma medida importantissima não só para o controle de estoque, mas também para evitar perdas financeiras. Inspecionar as cargas quando chegam e ter câmeras no estoque são ações que ajudam bastante nesse sentido.
Outra medida é evitar ter um grande estoque de determinados produtos sem ter a certeza de que eles vão gerar um bom volume de vendas, correndo o risco de ficarem “jogados” no canto e dando chances para que alguma situação negativa aconteça.
5 ª Dica - Reabasteça de forma inteligente
Produtos sazonais, ou seja, que vendem mais em um determinado período, devem ser adquiridos de forma inteligente e reabastecidos com base na demanda existente.
Por outro lado, é ruim ter falta de produtos e, com isso, perder vendas. Logo, dar prioridade à compra dos produtos mais populares é uma boa forma de evitar que isso aconteça.
Estudar o comportamento do consumidor também contribui para que esse reabastecimento inteligente aconteça, já que saber os tipos de produtos que mais despertam o interesse funciona até mesmo como uma vantagem competitiva. Ter produtos à pronta-entrega que os concorrentes não têm é um exemplo bastante claro dessa importância.
Com essas 5 dicas, você tem agora todas as condições necessárias para fazer um controle de estoque eficiente e maximizar os seus resultados.
fonte: ecommercebrasil
- 5 dicas para melhorar o seu controle de estoque. ( Download)
- Controle de Estoque - 05 Métodos de Como Fazer ( Download)
- CONTROLE DE ESTOQUE (GESTÃO DE ESTOQUE) | 7 Dicas BEM Práticas para Gerenciá-lo do Jeito Certo! ( Download)
- 5 Dicas l Como fazer um controle de estoque eficiente ( Download)
- COMO FAZER UM INVENTÁRIO 5 erros mais comuns no controle de estoque ( Download)
- 5 DICAS PARA AUMENTAR A ACURÁCIA NO CONTROLE DE ESTOQUES ( Download)
- 5 dicas para ESTOQUISTA iniciante - Logística e Gestão ( Download)
- COMO FAZER CONTROLE DE ESTOQUE EM PEQUENAS EMPRESAS ( Download)
- Como Baixar e Instalar o Java JDK no Windows Aprenda na Prática ( Download)
- 5 DICAS para você BOMBAR o seu ARMAZÉM! ( Download)
- 5 DICAS DE CONTROLE DE ESTOQUE | GESTÃO DE ESTOQUE | LOGÍSTICA COM FERREIRA ( Download)
- 5 DICAS DE COMO ORGANIZAR O SEU ESTOQUE ( Download)
- 10 dicas INFALÍVEIS para a GESTÃO FINANCEIRA de um pequeno negócio! ( Download)
- 5 Dicas para o Controle de Estoque | Série GESTÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA ( Download)
- GESTÃO de ESTOQUE do JEITO CERTO 🤑 PARE de ter PREJUÍZOS HOJE! ( Download)