A Radioatividade E As Bombas Nucleares

Olá pessoal!

No vídeo de hoje falaremos sobre a radioatividade e as armas nucleares.

No século XIX, o físico francês Henri Becquerel mostrou que todos os compostos de urânio eram capazes de sensibilizar chapas fotográficas, emitindo uma certa radiação invisível. Inspirada por esse trabalho, a física polonesa Marie Curie mostrou em 1898 que outro elemento químico, o tório, emitia essa mesma radiação. Ela então chama esse fenômeno de radioatividade e passa a defender que é uma propriedade intrínseca de alguns elementos.

No início do século XX, o físico neozelandês Ernest Rutherford e Pierre Curie identificaram, de forma independente, dois tipos de emissões oriundas desses elementos radioativos: as partículas alfa e as partículas beta. Nessa mesma época, foi identificada a emissão de radiação gama.

Percebeu-se também que após a captura de um nêutron, elementos pesados, como o urânio, se tornam instáveis e acabam se dividindo em núcleos menores, emitindo outros nêutrons. Isso forma uma reação em cadeia com grande liberação de calor e radiação. Essa descoberta conduziu ao desenvolvimento da indústria nuclear que começou com a Segunda Guerra Mundial.

Instagram: @bariogenese.

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
youtube.com/channel/UCNk7swkigKwycbbdijAmurw/join