Acidez Na Boca Seus Efeitos E Consequencias Com Dra Alice Jikihara

Os incômodos causados pela acidez na boca podem ser revertidos com hábitos simples #Odontologia
Leia mais em simpatio.com.br/acidez-boca/

Você já sentiu acidez na boca? Ou, pelo menos, sabe como é essa sensação? Se a sua resposta for sim, vale a pena conferir as causas e consequências dessa situação.

Antes de mais nada, precisamos saber que a saliva é o agente que regula o pH da nossa boca. É por meio dele que conseguimos medir o grau de acidez de uma solução.

Portanto, essa é a maneira mais eficaz de identificar a acidez na boca: medindo o potencial hidrogênico (pH) da saliva.

A saliva ácida é causada pelos chamados ácidos intrínsecos e ácidos extrínsecos. Se essa sensação persistir, pode trazer malefícios ao paciente no longo prazo.

Mas o que são ácidos intrínsecos e extrínsecos?

Os ácidos intrínsecos são decorrentes do estômago. Por exemplo, quem sofre com refluxo ou bulimia acaba apresentando a boca ácida em decorrência da azia.

Os extrínsecos são decorrentes dos alimentos que ingerimos. Desse modo, comer alimentos que contenham um teor alto de acidez agrava a situação.

Agora vamos listar alguns dos principais problemas que se tornam mais graves por conta da acidez da boca.
Cárie - é uma deterioração dos dentes causada por bactérias. Esses organismos perfuram o esmalte do dente e formam placas duras e de coloração escura.

Como a acidez na boca contribui para a proliferação de bactérias, nossos organismo fica mais propenso ao desenvolvimento da cárie.

Aftas - são feridas que se formam no interior da boca e causam desconforto Podem ser identificadas por sua forma arredondada com o centro amarelado ou esbranquiçado.

Quando nossa boca está muito ácida, ela também contribui para o surgimento das aftas.

Erosão ácida - é a perda do esmalte. Ou seja, deterioração da superfície do dente por conta da presença de ácidos da boca.

Mais uma vez, a saliva ácida proveniente da alimentação ou do estômago, ajuda no desenvolvimento desse problema bucal.

O primeiro passo para acabar com a acidez na boca é identificar as causas. Por isso, procure seu dentista ou profissional adequado para tratar o problema e encerrar esse ciclo.