Aldeidos E Cetonas Grupo Funcional Nomenclatura E Propriedades Fisicas Organicbio2401

Você sabe reconhecer a presença de ALDEÍDO E CETONA em alguma molécula ou composto químico?

Consegue identificar o GRUPO FUNCIONAL destas duas funções orgânicas que estão presentes em vários compostos utilizados no dia a dia, principalmente nos açúcares (carboidratos)!?

​Nesta aula vamos iniciar o estudo das funções ALDEÍDO E CETONA.

Diferente das funções que já estudamos (Hidrocarbonetos, Haletos Orgânicos, Álcoois, Fenóis, Éter e Aminas), nos aldeídos e cetonas existe a presença da CARBONILA (CARBONO ligado ao OXIGÊNIO por uma dupla ligação), característica essa que coloca estas duas funções no mesmo estudo, e com características físico-químicas similares.

A CARBONILA confere caráter polar aos ALDEÍDOS e CETONAS, permitindo que estes compostos realizem um tipo de interação mais forte que os HIDROCARBONETOS de mesma massa molecular, denominada DIPOLO-DIPOLO (DIPOLO PERMANENTE). Além disso, os aldeídos e cetonas podem atuar como bons eletrófilos (possuem deficiência de elétrons no carbono da carbonila), em reações de SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA diversas que estudaremos no decorrer das aulas deste tema.

Nesta primeira aula vamos aprender suas características e classificação: como identificar a presença destes compostos nas moléculas EM ESTUDO e seus respectivos GRUPOS FUNCIONAIS. Isso é muito importante para que a gente possa avançar nos demais assuntos e aprender, de forma significativa, a QUÍMICA ORGÂNICA.

Além disso, precisamos saber dar a NOMENCLATURA dos aldeídos e cetonas, respeitando as regras da IUPAC para que se possa, principalmente, escrever a estrutura química destes compostos à partir do seu nome; e, vou ensinar isso aqui também.

Por fim, vamos discutir suas PROPRIEDADES FÍSICAS (PONTO DE EBULIÇÃO, PONTO DE FUSÃO e SOLUBILIDADE). Isso é um assunto muito cobrado nas provas atualmente e é exatamente o fato das funções orgânicas possuírem estas características físicas diferentes entre si que enquadram os compostos nas diversas funções que estudamos.

Lembrando que o carbono é o átomo presente nas moléculas orgânicas e para que possamos compreender esta disciplina, precisamos aprender suas características.

Quer saber mais? VEM COMIGO!

Quer me conhecer nas redes sociais, siga:

instagram.com/prof.gustav...

facebook.com/gustavohenri...

00:00 - Introdução
01:07 - Explicando a aula
01:50 - Grupo funcional
02:20 - Aldeído
03:38 - Cetona
05:00 - Recapitulando
05:42 - Nomenclatura (IUPAC)
06:50 - Exemplos de Aldeídos
11:34 - Exemplos de Cetonas
17:32 - Reconhecendo grupos em compostos complexos
20:19 - Propriedades Físicas
20:40 - Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição
22:02 - Interação Química
22:15 - Dipolo induzido
23:28 - Dipolo permanente
25:15 - Ligação de Hidrogênio
26:51 - Solubilidade em água (H2O)
29:35 - Entendendo a interação do tipo dipolo permanente
32:08 - Recadinho/Conclusão

Quem sou eu:

Me chamo Gustavo, sou Farmacêutico, Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Química/Bioquímica, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com ênfase em Síntese Multicomponente de moléculas candidatas à fármacos com potencial antimicrobiano. Possuo experiência nas áreas de Bioquímica: Bioquímica Básica e Clínica, Química: Química Orgânica, Química Farmacêutica (Medicinal) e Química Analítica Instrumental e área Biológica: Microbiologia, Imunologia, Histologia; Citologia. Tenho experiência em Análises Clínicas (Bioquímico). Possuo experiência como docente há mais de 10 anos.

  • Aldeídos e Cetonas - Grupo funcional, Nomenclatura e Propriedades Físicas (@OrganicBio2401 ) ( Download)