Antropologia E Cultura Popular

Leia o livro : Sociologia Hoje amzn.to/2Npd2Kn
Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante , ou seja , abrangendo todas as suas dimensões . A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica .A Antropologia , sendo a ciência da humanidade e da cultura , tem um campo de investigação extremamente vasto : abrange , no espaço , toda a terra habitada; no tempo , pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas . Divide-se em duas grandes áreas de estudo , com objetivos definidos e interesses teóricos próprios : a Antropologia Física ( ou Biológica ) e a Antropologia Cultural , para alguns autores sinônimo de antropologia social , que focaliza , talvez , o principal conceito desta ciência , a cultura . Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades : Etnografia / Etnologia , Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia .
#antropologia # culturapopular #Sociologia
Antropologia na Atualidade A principal dificuldade em que se debate a antropologia cultural consiste em sua carência de um corpo unificado de conceitos, problema ainda não resolvido . Outro problema com que se defrontam os antropólogos culturais é o fato de estarem desaparecendo as culturas não europeias , ou tradicionais - seu objeto de trabalho habitual por mais de um século - , atropeladas pela cultura de caráter europeu , hoje convertida em universal . Entre eles estão a ecologia humana , que estuda a relação do homem com seu meio e que também ocupa os antropólogos culturais , e a genética humana , que estuda o comportamento dos genes causadores dos traços herdados dos indivíduos e , portanto , trata da variabilidade humana .
Antropologia Cultural Evolucionismo cultural Na época histórica de seu aparecimento como ciência , a antropologia sofreu a influência da idéia dominante no mundo científico : o evolucionismo , consagrado pela publicação de A origem das espécies , de Charles Darwin , em 1859 . As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção , passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas , seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo , do homogêneo ao heterogêneo , do irracional ao racional . Para evitar confusões , muitos antropólogos falam hoje de " sociedades de tecnologia simples " , ou " sociedades de pequena escala " , em oposição a " sociedade de tecnologia complexa " ou " sociedades industriais "
Antropologia Física na segunda metade do século XIX ficou bem clara uma primeira diferenciação dos estudos antropológicos entre os que se referiam ao homem como ser social e os que o tomavam como objeto de estudo do ponto de vista de suas características biológicas . Desde então , a antropologia física se desenvolveu em torno de dois objetivos principais : de um lado , o desejo de encontrar o lugar que o homem ocupa dentro da classificação animal , e averiguar sua história natural; de outro , a intenção de oferecer uma definição inequívoca das diversas categorias em que se pode dividir o conjunto do gênero humano , de acordo com as diferenças biológicas que os homens apresentam entre si . Curiosamente , essa disciplina adquiriu tal importância nos países anglo-saxões que , neles , o termo; se aplica quase exclusivamente a ela , enquanto que , nos países da Europa continental , tais pesquisas não costumam ser consideradas propriamente antropológicas e são classificadas como uma forma de paleontologia , a qual é vista como um instrumento da outra .