Cantina Luminosita

Bem-vindo à Cantina da Vinícola Luminosità! É para esta cantina que toda a uva da produção dos vinhos AluSSinante e InSSieme é transportada depois da colheita.

E as tinas desempenham papel gigante (no duplo sentido da palavra) no processamento dos vinhos. São reservatórios (cimento, aço inox e madeira) onde, antes do engarrafamento, acontecem todas as fases – fermentação alcoólica, fermentação malolática, estabilização/envelhecimento.

Colhida e esmagada a uva, as primeiras tinas utilizadas são as de cimento: vitrificadas internamente e com temperatura controlada por imersas barras de alumínio específicas (a primeira fase requer resfriamento mais frequente). No lado de fora, termômetros informam a temperatura dentro da tina.

Na segunda fermentação, além das tinas de cimento, utilizam-se as modernas tinas de aço inox que também ajudam a melhor manter o sabor característico das uvas.

Na terceira fase, dependendo dos resultados dos exames de laboratório, decidem-se com o enólogo, parâmetros de utilização das tinas de roble francês: mais amadeirado x mais tempo x tinas maiores ou menos amadeirado x menos tempo x tinas aço inox.

Atualmente, a Cantina da Luminosità prepara engarrafamento da safra 2019 (está na tina de madeira) para o final do próximo trimestre e iniciou o processamento da safra 2020 nas tinas de cimento – processos com duração aproximada de 2 anos e finalização em 4, quando então os vinhos estarão liberados para comercialização.

Interessante mencionar que a construção/funcionamento das cantinas também obedece a vários fatores: de localização (melhor abaixo da terra ou apoiada nela), de funcionalidade, de preservação do meio ambiente, urbanísticos e outros, além da obrigatoriedade de estar de acordo com as normas sanitárias vigentes na Itália e sob constante fiscalização.

Benvenuto!