Ciencias 8o Ano Aula 1 Alimentos E Nutrientes

Você estuda, corre, brinca, conversa e, mesmo quando você está descansando, seu corpo continua ativo digerindo alimentos, respirando e pensando. Para se manter ativo e vivo, o corpo precisa de água e alimento, e existem alimentos de vários tipos.

A água está presente na maioria dos alimentos. Assim, além daquela que bebemos, também ingerimos água quando tomamos chás, leite e sucos ou quando comemos verduras e frutas, por exemplo.

As fibras alimentares

As fibras estão presentes em vários alimentos de origem vegetal, como feijão, verduras, legumes e frutas.
As fibras alimentares estão presentes em frutas, hortaliças e cereais. Elas não fornecem nutrientes nem são digeridas pelo organismo humano, mas são fundamentais porque dão consistência às fezes e ajudam na eliminação de materiais e substâncias que podem prejudicar o corpo.

A energia dos alimentos
O rótulo dos alimentos industrializados informa quais nutrientes ou outros componentes (como fibras) existem no produto. O valor energético se refere à energia química fornecida pelo alimento. Uma medida dessa energia é a quantidade de calorias.
Usamos a energia obtida dos alimentos para realizar todas as nossas atividades.

Alimentação saudável
Uma alimentação saudável e equilibrada fornece a quantidade adequada de cada nutriente necessário ao nosso organismo. Para consumir todos os nutrientes de que precisamos, devemos ter uma alimentação variada, que combine diferentes alimentos.

A escolha dos alimentos
Hábitos alimentares saudáveis dependem da escolha correta dos alimentos. Nem todos os alimentos devem ser consumidos na mesma proporção. Frutas, hortaliças e cereais devem ser consumidos em maior quantidade.

Essa refeição apresenta um alimento de cada grupo de nutrientes.
Alimentos ricos em lipídios ou em açúcares, como refrigerantes, frituras, balas e guloseimas, devem ser consumidos com moderação, pois pequenas quantidades desses alimentos fornecem muita energia ao organismo. Alguns contêm muito sal; outros, muito açúcar. Se forem consumidos em excesso, podem provocar problemas de saúde.

Sempre que possível, dê preferência aos alimentos típicos de sua região. Eles costumam ser mais baratos, mais frescos e mais fáceis de ser encontrados.

Quantidade necessária de alimento

Praticantes de esportes gastam muita energia e por isso precisam consumir alimentos ricos em carboidratos.
A quantidade necessária de alimento depende da idade, do sexo e do modo de vida de cada pessoa. Por exemplo, quem pratica esportes deve consumir alimentos mais ricos em carboidratos do que quem é sedentário.

As necessidades alimentares podem mudar, também, quando consideramos situações específicas. Por exemplo, durante a gravidez, as mulheres geralmente precisam consumir mais alimentos ricos em calorias e vitaminas.

Diferenças individuais
O organismo de um indivíduo tem características biológicas próprias, estruturais e também relacionadas a como seu corpo funciona. E essas características podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento de alguns problemas de saúde. Assim, uma mesma alimentação pode ser prejudicial para um indivíduo que tem um organismo mais propenso a desenvolver certas doenças, mas não representar nenhum malefício para outro indivíduo que não tenha aquela propensão biológica.

Um corpo magro não é sinônimo de saúde. A massa corpórea saudável varia de indivíduo para indivíduo.
O meio social também influi na medida em que apresenta diferentes condições de vida (oportunidades, dificuldades, entre outros) para cada pessoa. O acesso aos alimentos ou à informação de qualidade, a rotina, o nível de influência dos meios de comunicação, os hábitos de maneira geral (como a prática de atividades físicas), a condição emocional, entre outros, são alguns dos fatores que variam de indivíduo para indivíduo e influenciam de muitas maneiras.

Texto retirado do livro "Aprender Juntos", Editora SM.