Cirurgia De Fimose Postectomia Existe Alternativa Quando E Em Quem Fazer

☎(11) 2769-3929
📱(11) 99590-1506 - whatsapp: 📲 bit.ly/2HCRkgt

clinicauroonco.com.br

Agenda online:
bit.ly/2WMMiCI

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52
Vila Mariana - São Paulo - SP
Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265

O que é fimose?
Fimose é a formação de um anel fibroso e com pouca elasticidade na pele do prepúcio. Pode se apresentar desde uma discreta dificuldade para expor a glande até formas mais severas, como o fechamento parcial ou total da uretra, levando a um quadro de retenção urinária.(1)
Tipos de fimose:
A fimose do recém-nascido é dita primária. Resolve espontaneamente ou com auxílio de pomadas à base de corticóide em 90% dos meninos com até 5 anos.(2)
A fimose secundária, conhecida como fimose do adulto, é uma forma adquirida e em geral relacionada a um processo inflamatório crônico que leva ao surgimento de pequenos traumas e fissuras na pele, provocando atrofia e perda da elasticidade do tecido.
O que causa a fimose?
A fimose do adulto em geral é causada pelo contato crônico com a urina, umidade excessiva, infecções por bactérias ou fungos, doenças crônicas não tratadas ( como o diabetes), o que pode levar a uma dificuldade para a execução da higiene local, gerando um ciclo vicioso de inflamação crônica e períodos de infecção.
Como saber se é fimose (diagnóstico)?
A perda da elasticidade da pele do pênis levando à formação de um anel abaixo da glande configura o diagnóstico de fimose.
A fimose pode estar associada a um processo inflamatório crônico conhecido como balanopostite.
A balanopostite é uma condição que pode estar presente mesmo em homens que não tem fimose. O tratamento costuma ser feito com cremes hidratantes, pomadas a base de corticoides e em alguns casos o uso de antibióticos.
Em situações mais severas, o melhor tratamento para balanopostite é a remoção cirúrgica do prepúcio, procedimento conhecido como postectomia.

Qual o tratamento da fimose?
O tratamento da fimose primária da criança geralmente é feito com a utilização de pomadas à base de corticóide. Em aproximadamente 20% dos casos há a necessidade da remoção cirúrgica do prepúcio, a postectomia.(3)
O tratamento da fimose no adulto é cirúrgico, uma vez que o anel com fibrose já está estabelecido e não há medicações para reverter este quadro.
Em geral, os urologistas esperam a resolução do quadro de balanopostite aguda para planejar o momento mais apropriado para o procedimento.

Cirurgia de fimose
Cirurgia de fimose é considerada um procedimento de pequeno porte. É feito em hospital, porém não há necessidade de uma internação prolongada, uma vez que a alta ocorre no mesmo dia.
O preparo para cirurgia deve obedecer um jejum mínimo de 8 horas, avaliação com exames laboratoriais de sangue urina, assim como a realização de eletrocardiograma e raio-x do tórax.
Não há necessidade da remoção dos pelos pubianos previamente à cirurgia. Este procedimento será feito na sala de operação e com a utilização de um equipamento apropriado, evitando micro-traumas na pele da região a ser operada, o que diminui os riscos de infecção no pós-operatório.

O curativo deve ser removido no dia seguinte do procedimento e a cicatriz higienizada com água e sabão.
Em geral são prescritos antibióticos por 3 a 5 dias, assim como medicações analgésicas e anti-inflamatórias.(4)
O retorno às atividades habituais costuma ocorrer após 5 a 7 dias do procedimento .
A retomada das atividades sexuais costuma ser liberada de 45 a 50 dias após a cirurgia.

Quais complicações a fimose pode causar?
Fimose pode causar um quadro crônico de balanite de repetição, levando a um trauma repetitivo da pele do prepúcio e da glande, assim como infecções urinárias de repetição, dor durante a relação sexual e, em casos mais severos, a retenção urinária.(5)
Esta condição necessita de uma avaliação imediata pelo urologista em caráter de urgência .
#urologista #fimose
1. McPhee AS, McKay AC. Phimosis. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 [citado 26 de outubro de 2019]. Disponível em: ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK525972/
2. Liu J, Yang J, Chen Y, Cheng S, Xia C, Deng T. Is steroids therapy effective in treating phimosis? A meta-analysis. Int Urol Nephrol. março de 2016;48(3):335–42.
3. Siev M, Keheila M, Motamedinia P, Smith A. Indications for adult circumcision: a contemporary analysis. Can J Urol. abril de 2016;23(2):8204–8.
4. Rai BP, Qureshi A, Kadi N, Donat R. How Painful is Adult Circumcision? A Prospective, Observational Cohort Study. J Urol. junho de 2013;189(6):2237–42.
5. Division of Paediatric Surgery, Department of Surgery, The University of Hong Kong, Queen Mary Hospital, Hong Kong, Chan IH, Wong KK. Common urological problems in children: prepuce, phimosis, and buried penis. Hong Kong Med J [Internet]. 6 de maio de 2016 [citado 26 de outubro de 2019]; Disponível em: hkmj.org/abstracts/v22n3/263.htm

  • Cirurgia de Fimose (Postectomia). Existe alternativa Quando e em quem fazer ( Download)
  • Postectomia: A cirurgia de fimose ! ( Download)
  • Cirurgia de Fimose (Postectomia). Altera a sensibilidade Parte da pele pode ser mantida ( Download)
  • Cirurgia de Fimose (postectomia). Curativo, repouso e recuperação. Urologistas explicam em fotos ( Download)
  • Cirurgia de Fimose - Centro Brasileiro de Urologia ( Download)
  • Fimose: Postectomia com Plastibel ( Download)
  • Postectomia ( Cirurgia de fimose ) / Postectomy (Phimosis Surgery) ( Download)
  • Fimose em adulto: quando operar ( Download)
  • Postectomia - Cirurgia da Fimose - O que é e para quem está Indicado ( Download)
  • 6 coisas que você precisa saber sobre fimose - Urologista responde suas dúvidas ( Download)
  • Tratamentos para FIMOSE ( Download)
  • Ereção rompe os pontos da fimose ( Download)
  • Cirurgia de Fimose Qual Duração Existe Sim Outras Alternativas! Te Garanto Isso. ( Download)
  • Postectomia (fimose) / Postectomy (phimosis) ( Download)
  • #35 POSTECTOMIA SEGMENTAR PARA TRATAMENTO DE FIMOSE EM EQUINO: RELATO DE CASO ( Download)