📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: bit.ly/2XkPac8
A aula de hoje é sobre Cruzadas, o marco histórico da transição da Alta Idade Média (o auge do feudalismo) e a Baixa Idade Média, que é quando começa o renascimento comercial e urbano! As cruzadas ocorrem nos séculos XI, XII e XIII. Vamos dividir essa aula em duas partes: 1) contexto e motivações e 2) principais consequências. Vem que o professor te explica tudo em menos de dez minutos! :D
Conheça nosso curso gratuito: goo.gl/2rebsa
Veja nossas aulas e simulados de História: cursoenemgratuito.com.br/disciplina/historia/
Descrição do vídeo:
00:00 - A aula de hoje é sobre Cruzadas, o marco histórico da transição da Alta Idade Média (o auge do feudalismo) e a Baixa Idade Média, que é quando começa o renascimento comercial e urbano! As cruzadas ocorrem nos séculos XI, XII e XIII. Vamos dividir essa aula em duas partes: 1) contexto e motivações e 2) principais consequências.
00:30 - Quando se fala em cruzadas, é importante lembrar o contexto em que elas ocorrem. É um contexto de grande crescimento demográfico nos feudos e é também o momento onde a igreja passa por uma grave crise. Vamos lembrar que em 1054 ocorreu o Cisma do Oriente, quando o cristianismo sofreu sua primeira ruptura institucional. Havia até então só a igreja católica, mas aí o Império Bizantino passa a ter a Igreja Ortodoxa. Isso representou uma grave crise pra Igreja, que perdeu muitos fiéis na parte leste da Europa. Mas além disso, a Igreja contava desde o século VIII com a presença dos Mouros no sul da península Ibérica. Isso fragilizava a influência da Igreja Católica na Europa, mas tinha ainda um outro fato: no século XI, um grupo de árabes mudaram o tratamento da cidade de Jerusalém. Mesmo que os árabes dominassem Jerusalém desde o século VII, a perigrinação católica sempre foi permitida. Só que agora ela começou a ser perseguida e proibida, e então a Igreja Católica resolveu reagir.
1:43 - Em 1095, acontece o Concílio de Clermont-Ferrand, inaugurado pelo Papa Urbano II, um concílio não-ecuménico que convocou as cruzadas. O principal objetivo da igreja era expandir o catolicismo sobre áreas de domínio (principalmente) mulçumano, mas também do mundo ortodoxo. Se as cruzadas são um movimento de caráter religioso mas também militar, se é uma "guerra santa" em nome do catolicismo/cristianismo, é preciso que existam guerreiros. Os guerreiros dessa época eram os reis e nobres. E o que eles queriam nesse contexto? Esse é o momento em que os reis começam seus processos de centralização do poder monárquico, e por esse motivo fortaleciam seus exércitos e queriam ampliar seus territórios. Mas nós temos também, por conta do crescimento demográfico europeu, muitos nobres não primogênitos (sem terra) que queriam dominar territórios. Existe também um outro fator importante: a formação de cavalarias, esses nobres que se associam para a conquista de terras.
4:06 - A Igreja Católica entendia que com o excesso populacional dos feudos, era interesse tirar o pessoal de lá! E pra isso, era preciso mobilizar uma grande massa que iria engrossar os exércitos das cruzadas. Mas para isso era necessário um bom argumento: que eles iriam para um novo mundo onde um servo poderia ser senhor de terras e, mesmo se morressem, eles alcançariam a salvação espiritual. E com tudo isso nós temos uma junção de interesses e grupos socias numa grande guerra de motivação religiosa.
3:15 - É durante as Cruzadas que surge também uma nova classe: a burguesia. E essa burguesia, ao longo do processo das Cruzadas, vai perceber que existe ali importantes interesses. A burguesia vai ter como objetivo principal expandir relações comerciais. Jerusalém, por exemplo, passou a ser desejada pela burguesia por interesses comerciais.
5:12 - Professor fala das principais cruzadas: 1ª: cruzada dos nobres; 3ª (cruzada dos reis) e 4ª (cruzada dos mercadores).
7:00 - E o que percebemos como consequência principal são as feiras comerciais durante o caminho trilhado pelos peregrinos nas cruzadas. E, com isso, temos um renascimento comercial e urbano como principal consequência. Surgindo aqui, uma nova classe: a burguesia!
9:35 - Finalização da aula. Não esquece de deixar o famigerado like e se inscrever nesse canalzito lindo e cheiroso \o/ Não mosca e vai estudar! Beijão!
GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos
REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito
Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound
O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.
- CRUZADAS | Resumo de História para o Enem ( Download)
- Resumo de História: CRUZADAS (Débora Aladim) ( Download)
- ALTA E BAIXA IDADE MÉDIA: clero, feudalismo e cruzadas | RESUMO DE HISTÓRIA PARA O ENEM ( Download)
- Resumo de História: IDADE MÉDIA (tudo que você precisa saber!) - Débora Aladim ( Download)
- As Cruzadas ( Download)
- Aula História - Cruzadas - Definição, Objetivo e Fatores para o Enem - STOODI ( Download)
- TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS CRUZADAS - GRAVADO EM CONSTANTINOPLA! (Débora Aladim) ( Download)
- AS CRUZADAS - Resumo em desenho - História ( Download)
- Idade Média | Resumo Toda Matéria ( Download)
- Cruzadas - Brasil Escola ( Download)
- Baixa Idade Média: Cruzadas e Renascimento Comercial - Brasil Escola ( Download)
- HISTÓRIA GERAL #8.4 AS CRUZADAS NA IDADE MÉDIA ( Download)
- IDADE MÉDIA E FEUDALISMO - Resumo Desenhado ( Download)
- PARÓDIA: CRUZADAS | História para o Enem ( Download)
- IDADE MÉDIA: As Cruzadas #8 ( Download)