E Normal Ter Corrimento Vaginal

#adolescentes #saudedamulher #sexualidade

"Dra, tenho sempre um corrimento branquinho e sem cheiro que me acompanha desde mocinha. Trarei inúmeras vezes, com diversos cremes vaginais mas ele nunca passa, fica sempre lá no fundo da calcinha. Isso é normal?"

Aposto que a maioria já perguntou isso pro Ginecologista em algum momento, não é mesmo?
Mas será que é normal ter corrimento vaginal?
Vou te contar um segredo, mas vai ficar só entre nós, tá?
Você SEMPRE terá uma secreção saindo pela vagina e ficando no fundo calcinha, por mais estranho que possa parecer, principalmente se for uma mulher jovem e que ainda menstrua.

Se estiver na menopausa e sem tratamento, isso pode mudar e você passar a ter problemas com a vagina seca.
Isso porque a vagina de uma mulher jovem e saudável produz e acumula secreções vindas do colo do útero, da mucosa das suas paredes e glândulas assim como das bactérias que lá vivem em um delicado e harmonioso equilíbrio!

Habitualmente, a secreção vaginal costuma ser mais branquinha e pastosa, em pequena quantidade, não coça e não tem cheiro ruim, apenas o odor característico de cada mulher.

Mas essa mesma secreção natural também pode variar de acordo com o estado hormonal da mulher e sua fase do mês, seus hábitos de higiene íntima e o uso de método anticoncepcionais, principalmente os hormonais como: pílula, anel vaginal, adesivo, injeção, implante.

Quer entender melhor o que estou dizendo? Vamos lá!

Na mulher que está livre de métodos hormonais, é jovem e menstrua normalmente a secreção vaginal costuma ser mais branquinha e pastosa uns dias antes e logo depois da menstruação.

Quando chega a fase fértil, essa secreção muda, aumenta em quantidade e fica mais fluida, gosmenta, parecida com uma clara de ovo e costuma permanecer assim por aproximadamente 1 semana para voltar a ser mais branquinha e pastosa até a chegada da menstruação de um novo ciclo.

É a fase mais úmida do mês!
Com base nesse raciocínio, fica mais fácil entender porque a secreção da mulher que usa um método anticoncepcional hormonal como a pílula muda tanto. Como ela não terá fase fértil, pois estará com sua ovulação inibida, sua secreção ficará o mês todo mais pastosa e branquinha, sem a fase úmida!

Ter bons hábitos de higiene intima também faz toda diferença, pois as irritações e alergias causadas pelo uso de produtos inadequados são uma fonte importante de inflamações e aumento do corrimento.

Eu já falei sobre isso em outro texto aqui do blog, mas não custa lembrar:

As 8 dicas essenciais para um bom cuidado com a higiene intima!
use sempre sabonetes de PH neutro, hipoalergênicos que não irritam a pele;

após evacuar ou urinar, prefira a água para fazer sua higiene ao invés do papel higiênico;

se usar papel higiênico ou lenços umedecidos, limpar sempre na direção vagina – ânus e nunca ao contrário;

evite uso de cremes, perfumes, talcos ou desodorantes íntimos pois podem ser muito irritantes para a pele e mucosa;

nunca faça uso de duchas vaginais sem orientação médica;

elimine de vez da sua vida os protetores diários de calcinha;

cuidado com as peças íntimas de tecido sintético, prefira as de algodão ou tecidos leves e de fácil secagem;

lave a roupa íntima como o mesmo sabão neutro da sua higiene ou com sabão de coco; evite o sabão em pó da máquina de lavar;

Espero que tudo o que eu falei ajude a você a entender o quanto é importante cuidar bem do seu corpo e saber reconhecer o que é o seu normal para não se incomodar com isso!

E é claro, se você perceber qualquer mudança repentina na sua secreção como: mudança de cor, na quantidade, está com coceira ou com cheiro ruim, aí não dá pra perder tempo! É para procurar o ginecologista o quanto antes para examinar, identificar o problema e tratar corretamente para voltar ao seu equilíbrio natural!

Até porque não tem nada melhor do que viver bem equilibrada, não é mesmo? Fica a dica!

marianamaldonado.com.br