Etnocentrismo Significado Exemplos Caracteristicas E Pensadores Sociologia Enem Fabio Pereira

🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: bit.ly/3t1fAwO
✔️ Simulado: bit.ly/38L4rsj
#etnocentrismo #sociologia #enem

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS bit.ly/37WGBZi

/// O que é o ETNOCENTRISMO? Veja o significado, exemplos, características e pensadores no Resumo de Sociologia.
Você acredita que uma cultura seja superior a outra? Nessa aula, o professor Fábio Luiz Pereira vai ensinar o significado de etnocentrismo na Sociologia! Aprenda quais são suas características e entenda o seu conceito através de exemplos de etnocentrismo.

Como você já deve saber, até o final do século XV – anos 1400 – centenas de diferentes tribos indígenas viviam nas terras que hoje conhecemos como América do Sul. Estes povos, embora nem sempre vivessem em harmonia entre si, como mostram alguns livros didáticos, viviam em harmonia com o meio ambiente. Os povos indígenas viviam – e vivem até hoje – de forma sustentável. Todo o lixo que produzem pode ser absorvido pela natureza. Quando os europeus chegaram às terras onde viviam estes povos indígenas, quiseram dominá-los e conquistar seus territórios. Os ideais conquistadores e dominadores são características do pensamento etnocêntrico, um pensamento que crê na superioridade de uma cultura perante as outras.

O que é o Etnocentrismo?

O etnocentrismo é o fenômeno embasado na crença de que uma cultura (etno) é o centro do universo (centrismo) e, por isso, pode dominar as outras culturas. O pensamento etnocêntrico dos europeus, que conquistaram territórios na África, na América e na Oceania, ficou conhecido como eurocentrismo. O eurocentrismo é o fenômeno dominador baseado na crença de que a Europa é o centro do universo.

Franz Boas, pioneiro da Antropologia estadunidense, foi um dos primeiros a questionar o etnocentrismo, mostrando seu caráter preconceituoso, hierárquico e violento. No final do século XIX, Boas irá criticar a visão europeia de progresso, evidenciando que por trás dela havia uma ideia de civilização que estabelecia uma hierarquia. Civilizados eram os europeus (e norte-americanos), enquanto as demais populações eram consideradas “selvagens”, “primitivas” ou “atrasadas”. Ao falar de “culturas”, no plural, o antropólogo alemão rechaça a ideia de que existe “uma cultura” melhor ou mais importante; existem sim várias culturas igualmente valiosas, que merecem respeito e consideração.

Quando pensamos em culturas no plural torna-se possível desconstruir as hierarquias que embasam o pensamento colonial e racista. Quando pensamos em culturas no plural permitimos que cada cultura brilhe com sua luz própria, permitimos que elas possam existir e resistir em seus próprios termos, ou seja, seguindo suas próprias crenças, hábitos e tradições.

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 O que é etnocentrismo
00:45 Conceito de etnocentrismo
01:45 Características do etnocentrismo
03:30 Exemplos de etnocentrismo na História
04:00 O pensamento etnocentrista

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ COMO GABARITAR SOCIOLOGIA NO ENEM
youtu.be/MWCHGkqN8N8

+ COMUNIDADE E SOCIEDADE
youtu.be/8as2nE6wcBA

+ O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
youtu.be/X-vLIpcF9Pw

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
goo.gl/2rebsa