Governo Geral Resumo

Desempaca: Governo geral em cinco minutos.

RESUMO:

Em 1548, o rei de Portugal D. João III estabeleceu no Brasil o Governo Geral, centralizando a administração colonial nas mãos do Governador Geral, mas tendo também a nomeação do Provedor-mor, cuidando das finanças e arrecadação de impostos, o Ouvidor-mor, que estabelecia a justiça e o Capitão-mor, responsável pela defesa do território. No âmbito regional, as vilas contavam com as câmaras municipais, que eram geridas pelos “homens bons”, ricos propretários de terras.

O primeiro governador geral foi Tomé de Sousa, que de 1549 a 1553, trouxe os jesuítas, através do missionário Manuel da Nóbrega, fundando o colégio jesuístico em Salvador e a primeira capital colonial.

Duarte da Costa, governou a colônia de 1553 a 1558, e em sua gestão, através dos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, foi fundado o colégio jesuítico de São e Paulo e a cidade. Duarte da Costa também entrou em conflito com povos indígenas no recôncavo baiano, onde teve divergências com o bispo Pero Fernandes Sardinha, que o acusoui de maltratar a população de Salvador.

Mem de Sá, foi governador de 1558 a 1572, tendo em seu governo, o estabelecimento da Armistício de Iperoig, com José de Anchieta estabelecendo a paz com a etnia dos Tamoios, e a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, onde foi fundada a cidade, quando os invasores estavam em processo de formação da França Antártida.

Canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline

Link do nosso Discord: discord.gg/PJxSH9EvWs

Parabólica Podcast: open.spotify.com/show/4BChWEh9CGSTmHYOPIBibo?si=0V-Wyk21SSSkuOFJ9NJIZg&dl_branch=1

Me siga nas redes sociais:

Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/

Meu Instagram de fotografias: instagram.com/pedro_parabolica/

Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno

Meu Facebook: facebook.com/parabolicaonline

Meu canal de games: youtube.com/channel/UC9suWbdWJ8qh4Oi3BcreTcQ