Guerra Fria Entre Os Eua E A Urss Conflitos E Caracteristicas Resumo De Historia Enem Prof Dudu

🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: bit.ly/3vW6ztm
✔️ Simulado: bit.ly/38L4rsj

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS bit.ly/37WGBZi
#historia #enem #guerrafria

/// SOBRE O VÍDEO
Veja o que foi o ciclo da Guerra Fria entre os EUA e a antiga URSS. Confira os conflitos e as características do bloco de países capitalistas e democráticos liderados pelos Estados Unidos, e os países sob domínio da antiga Rússia Comunista, abrigados na sigla União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Tudo pra você agora no resumo de História para o Enem com o professor Eduardo Volpato, o Dudu da História, de Florianópolis., do canal do Curso Enem Gratuito.

A Origem da Guerra Fria
Logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) foi derrotado pelos Aliados (Inglaterra, França, EUA e URSS, principalmente), deu-se início a uma nova disputa. Tratava-se da conhecida Guerra Fria, que adquiriu esse nome pelo fato das duas principais potências envolvidas (EUA e URSS) nunca entrarem em confronto armado direto.

As duas nações tinham projetos políticos completamente distintos e ambas saíram da Segunda Guerra com elevada influência. Logo, a disputa girou em torno da hegemonia política global.

O caminho encontrado pelos dois países para atingir esse objetivo foi o aumento da sua zona de influência no cenário internacional. Isso acabou significando a formação de dois blocos: um a favor do capitalismo e outro pró-socialismo.

Por mais que não tenha existido um confronto bélico direto entre as potências, incontáveis conflitos entre nações menores acabaram eclodindo ao redor do mundo em virtude da ampliação das zonas de influência.

Alguns mais conhecidos foram a Guerra do Vietnã (1959-1975), a Guerra das Coreias (1950-1953), a Revolução Cubana (1959) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989).

Ao fim da Segunda Guerra, a primeira postura dos Estados Unidos foi realizar uma política de contenção do socialismo na Europa. Isso se deu por meio da reconstrução dos países afetados pelo conflito. Enquanto isso, a URSS, que estendeu seus domínios até Berlim, tentava se reerguer.

Primeiro tentou-se financiar essa reconstrução através dos acordos de Bretton Woods, quando foram criados o Banco Mundial e o FMI. Ambos os órgãos eram responsáveis por coordenar os empréstimos internacionais na Europa e garantir a implementação da agenda liberal, adotando o dólar como padrão monetário.

Esses acordos foram insuficientes no seu objetivo a curto prazo, e logo os EUA desenvolveram o Plano Marshall, que incentivava a reconstrução acelerada dos países por meio de cooperação mútua entre os afetados. É desse contexto que nasceu a União Europeia.

A URSS teve mais sucesso na disputa por zonas de influência no Oriente. Os soviéticos conquistaram aliados armando grupos ao seu favor no Vietnã, Coréia, Angola, Moçambique, Mali, Síria, entre outros.

Os dois blocos construíram alianças militares com seus aliados como forma de impor sua autoridade a nível global. No caso do bloco capitalista, a aliança foi a Organização do Atlântico Norte (OTAN), e no bloco socialista foi o Pacto de Varsóvia.

Sem dúvida, uma das conquistas mais importantes para os soviéticos foi a aliança com Cuba, ocorrida logo após a revolução liderada por Fidel Castro. A ilha caribenha está localizada a menos de 200 km de distância dos EUA, e tal proximidade geográfica foi central num dos momentos de maior tensão do período: a crise dos mísseis, em 1962.

Esse episódio ocorreu quando o governo estadunidense divulgou a informação de que havia mísseis instalados em Cuba ameaçando os EUA.

Por duas semanas o mundo viveu com medo de uma guerra nuclear que pudesse devastar a vida no planeta. O fim do episódio ocorreu com o acordo que estabelecia que os EUA não iriam invadir a ilha e retirariam seus mísseis na Turquia.

É a partir deste período que os estadunidenses passam a investir cada vez mais no controle político da América Latina, incentivando a instalação de ditaduras de segurança nacional, como foi o caso brasileiro em 1964.

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 O que foi a Guerra Fria
02:22 Alianças militares
04:01 Alianças econômicas
06:50 Guerras pelo mundo durante a Guerra Fria
10:18 Crise dos mísseis em Cuba
11:57 Corrida espacial

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ 2ª Guerra Mundial
youtu.be/-v_O_sgpq24

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
goo.gl/2rebsa

  • GUERRA FRIA ENTRE OS EUA E A URSS: conflitos e características | RESUMO DE HISTÓRIA ENEM. Prof Dudu ( Download)
  • A GUERRA FRIA: EUA x URSS | RESUMO DE HISTÓRIA ENEM & ENCCEJA ( Download)
  • Guerra Fria - Toda Matéria ( Download)
  • RESUMO DA GUERRA FRIA |REVISÃO PARA O ENEM | HISTÓRIA ( Download)
  • Conflitos da guerra fria - História - Ensino Médio ( Download)
  • Guerra Fria (1947-1991) - História - Ensino Médio ( Download)
  • História em um minuto: Guerra Fria! 🥶💣 #historia #história #guerrafria #vestibular #enem ( Download)
  • Guerra Fria no Enem - Brasil Escola ( Download)
  • A CRISE DE 1929 E SUAS CONSEQUÊNCIAS | Resumo de História Enem. Prof. Eduardo Dudu Volpato ( Download)
  • GUERRA FRIA EM DOIS MINUTOS ( Download)
  • GUERRA FRIA: Resumo de História - Polis Consultoria ( Download)
  • Guerra Fria: conflitos e revoluções (Aula Ilustrada) ( Download)
  • A Guerra Fria. Estados Unidos x União Soviética. O mundo à beira da guerra nuclear. História/Resumo. ( Download)
  • Questões Enem - Guerra Fria ( Download)
  • CRISE DE 1929 E A GRANDE DEPRESSÃO | ENTENDA COMO FOI! ( Download)