Indicacoes Para O Exame De Cintilografia Ossea

Saiba tudo sobre Osteoporose: A doença silenciosa que afeta 10 milhões de Brasileiros* [BAIXE O INFOGRÁFICO GRATUITO] imeb.ac-page.com/saiba-tudo-sobre-osteoporose

A cintilografia óssea é um exame que “escaneia” o esqueleto para identificar, essencialmente, sinais de cânceres e metástases nos ossos. Além disso, ajuda a identificar doenças ainda na fase inicial e que não são detectadas em outros exames de diagnóstico por imagem mais comuns.

Para que serve a Cintilografia Óssea?

A cintilografia óssea serve para detectar lesões ósseas em decorrência de tumores, cânceres, metástases ou fraturas. Além disso, o exame também é indicado para o diagnóstico de:

infecção (como osteomielite);
inflamação dos ossos;
doenças osteometabólicas (como displasias, raquitismo, hiperparatireoidismo);
alterações/problemas de circulação sanguínea;
avaliação de próteses.

Como é Realizado a cintilografia óssea?

O procedimento é feito a partir da injeção de uma pequena quantidade de substância radioativa na veia. Esse material se concentra especialmente na região dos ossos que apresenta doenças ou fraturas, já que ele é “atraído” por células com mais atividade metabólica, ou seja, que estão com funcionamento irregular.

Após a injeção com o radiofármaco, é preciso aguardar de três a quatro horas para a medicação se espalhar por todo o organismo.

O exame de cintilografia óssea em si tem uma duração média de 30 a 40 minutos sendo realizado por um aparelho chamado gama-câmara, que “fotografa” todo o esqueleto e identifica onde a substância radioativa está concentrada.

Saiba mais sobre o exame de cintilografia óssea
imeb.com.br/tire-suas-duvidas-sobre-a-cintilografia-ossea/

*Federação Internacional da Osteoporose (IOF)

______________________________

Acompanhe atualizações e notícias sobre saúde e bem-estar em nossos canais digitais:

Site: imeb.com.br
​Instagram: instagram.com/clinicaimeb
​Facebook: facebook.com/clinicaimeb
Inscreva-se no canal: bit.ly/38wRZN3