Leptospirose Canina Atencao Rato O Grande Vilao

Neste vídeo vou te explicar sobre a Leptospirose, uma doença muito grave que pode acometer seres humanos e animais domésticos, principalmente os cães e se não tratada no início pode levar á óbito.
Se inscreva no canal para não perder nenhum assunto, deixe seu like pois isso mostra que o video é bom e o youtube mostra para várias pessoas e compartilhe com os amigos!

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, chamada Leptospira. Existem vários tipos de Leptospirose ( diferentes sorovares e os sintomas da doença variam de acordo com a patogenicidade e depende da região que foi afetada pela Leptospira no organismo.

A Leptospirose é muito comum no verão por que é quando ocorre as chuvas e alagamentos. O rato é o principal reservatório da doença no meio urbano.

A transmissão ocorre através do contato de um animal sadio com a água ou alimentos contaminados pela urina do rato. Pode ocorrer também a penetração da leptospira pela pele humana ou do animal quando expostos a regiões alagadas e contaminadas com urina de rato. A transmissão também ocorre através de penetração da leptospira pela mucosa oral ou nasal.

A doença ocorre mais no cão do que no gato. Os gatos são muito resistentes a Leptospirose e é muito raro desenvolverem a doença, mas eles quando infectados eliminam a leptospira pela urina, contaminando o ambiente.

Sinais clínicos da Leptospirose canina:
Anorexia
Letargia
Hematúria
Pétequias
Vômito
Febre
Prostração
hiperestesia muscular
Halitose
Os sinais clínicos podem variar de acordo com o tipo de Leptospira!
Diagnóstico da Leptospirose
A sorologia é o teste de diagnóstico usado com mais frequência para cães. Pode haver a necessidade de titulações agudas e convalescentes para confirmar o diagnóstico. Outros testes de diagnósticos tais como imunofluorescência, PCR, e cultura são úteis, mas a coleta de amostras antes da administração de antibióticos deve ser considerada devido à sensibilidade máxima. O diagnóstico da leptospirose depende de um bom histórico clínico e de vacinação e de testes laboratoriais.

O tratamento da leptospirose é realizado com potentes antibióticos que inibem e eliminam a Leptospira. Em paralelo, medicamentos de suporte com foco nos órgãos debilitados também devem ser aplicados, assim como suplementos e uma dieta específica e especial, levando em consideração que o trato gastrointestinal possa estar comprometido.

Na grande maioria dos casos, os cães contaminados devem ser internados de forma integral ou parcial, de acordo com o estado de avanço da doença no organismo. Eles devem ficar em clínicas com estruturas especiais, e isolados para que o contagio a outros pets não aconteça.

Prevenção da Leptospirose canina:
A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir a doença. Vacine o pet anualmente e se for o caso de um animal que esteja mais exposto a doença pode vacinar semestralmente.
Não deixe a ração do animal exposta, pois atraem os ratos e eles urinam enquanto comem, contaminando o alimento.
Limpeza e desinfecção do ambiente com cloro. Lembre-se é uma zoonose, então use luvas e sapatos fechados.
Não saía para passear com os cães após a chuva, podem ter poças d àgua no chão e estarem contaminadas com urina de rato.
Evite regiões alagadas.
Recolha sempre o lixo e não deixe restos de comida na pia.

Gostou das informações? Compartilhe e deixe seu like!!
Qualquer dúvida estou a disposição!
Um abraço!!