Neurobica Leonardo E Renascimento Principios Davincianos Metodo Para Desenvolver A Inteligencia

Em tempos de Alzheimer e outras demências, o exercício cerebral sempre adquiri tônus renovado.

Inevitável ligar o assunto a um conceito amplamente defendido e aplicado por Leonardo Da Vinci, em pleno Renascimento. Consta no seu diário (manuscrito Codex Atlanticus) que a estrutura do conhecimento é composta por sete princípios. Entre os métodos de desenvolvimento aparecem a prática da ambidestreza e de outros mecanismos que nos impelem a sair da rotina do lugar comum de agir, pensar e ser.

Os Sete Princípio Davincianos:

1. Curiosidade (curiositá) - Atitude de aproximar-se da vida com uma curiosidade insaciável e a busca da aprendizagem. Não se limita aos estudos formais, acompanha e amplia a experiência cotidiana. Constante interrogar-se como meio de vencer a opinião vulgar (ponto de partida do processo dialético).
2. Demonstração (dimostrazione) - Compromisso de colocar à prova o conhecimento através da experiência, da persistência e da disposição de aprender com os erros.
3. Sensação (sensazione) - Contínuo refinamento dos sentidos, especialmente da visão. Sentidos com chaves para abrir as portas da experiência, transformando intuições em conhecimento e, finalmente, permitindo a compreensão das leis da natureza. O homem comum: “olha sem ver, ouve sem escutar, toca sem sentir, come sem saborear, se move sem consciência física, inala sem perceber os odores ou fragrâncias e fala sem pensar”.
4. Esfumado (sfumato) - Vontade de aceitar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Uma questão de incubar nossas intuições. Pausas, espaços entre esforços conscientes, permitem percepções e ideias.
5. Arte / Ciência (arte / scienza) - Desenvolvimento do equilíbrio entre ciência e arte, lógica e imaginação. Pensar com a totalidade da mente.
6. Corporalidade (corporalitá) - Cultivo da graça, ambidestreza, condição física e porte. Aplicada tanto ao corpo como biorobô de experiências e ações cotidianas, quanto ao corpo como elemento simbólico (dois canais da corporalização de ideias).
7. Conexão (connessione) - Reconhecimento da associação de todas as coisas e de todos os fenômenos entre si. Pensar em termos de sistemas. Homem como Micro do Macrocosmo.

Ana Rita de Calazans Perine

DIÁLOGOS CONTINUADOS
Desenvolvimento Humano / Transformação Cultural

Instituto ORIOR / Academia Cultural
institutoorior.com.br