Nos fins do século XIX e o início do século XX, coexistiram na Literatura Brasileira diversas correntes literárias. Enquanto predominava o Realismo na prosa, o Parnasianismo e o Simbolismo exerciam suas influências na poesia.
Contudo, a presença dessas três correntes não impediu que se formasse, no campo da literatura, uma nova linha de reflexão sobre a sociedade brasileira. Essa nova tendência ficou conhecida como Pré-Modernismo e é fruto das intensas transformações políticas, econômicas e sociais do período.
Mesmo que a maioria dos autores considerados pré-modernistas se unam ao realizarem críticas sociais ao país, não há uma unidade estética entre eles. A linguagem é diferente, o estilo também. Sendo assim, será que o Pré-Modernismo pode ser chamado de escola literária? Veja na aula da prof Camila \o/
#Enem #Literatura #PréModernismo
Conheça nosso curso gratuito: goo.gl/2rebsa
Aula escrita deste conteúdo: cursoenemgratuito.com.br/pre-modernismo/
Descrição:
00:00 - Bora falar de uma coisa que não é uma escola literária? Pois é, o Pré-Modernismo foi criado para reunir um monte de escritores que não necessariamente seguem o mesmo estilo. É sobre isso que vamos falar hoje \o/
00:16 - Para que algo seja uma escola literária, é necessário que haja certas definições: ela aparece em um recorte específico de tempo e une escritores e textos com características parecidas. O Pré-Modernismo não é um movimento que nasceu baseado em outros ou que possui características específicas. Ele é um movimento que foi enquadrado para que a gente pudesse colocar alguns autores importantes que não se enquadravam em lugar nenhum.
1:14 - No Pré-Modernismo, temos Augusto dos Anjos (poeta cientificista), Monteiro Lobato (que falava sobre o Vale do Paraíba e fazia literatura infantojuvenil), Lima Barreto (que em sua obra fez várias críticas sociais em relação ao Rio de Janeiro), Graça Aranha (que trabalhou a questão da chegada dos imigrantes no país), Euclides da Cunha (que publicou o famoso Os Sertões). Eles não têm proximidade estética, nem linguagem parecida, muito menos uma perspectiva de chegar a algum lugar juntos.
1:57 - Por que então "pré-modernismo"? Porque a Semana de Arte Moderna, de 1922, foi um grande marco que dividiu as estruturas culturais do Brasil naquele momento. Havia, entretanto, todos esses escritores mencionados que vieram antes de 1922 e, por conta disso, não se soube onde encaixá-los dentro das divisões literárias - que por si só são bastante problemáticas (afinal, tendem a encaixar autores e autoras em pequenos quadradinhos).
2:48 - Todos esses escritores escreveram mais ou menos na mesma época: fim do século XIX e início do século XX. Eles se uniam a partir da tentativa de criticar a realidade do país (exceto Augusto dos Anjos).
GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos
REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito
O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.
- O PRÉ-MODERNISMO É UMA ESCOLA LITERÁRIA | Resumo de Literatura para o Enem ( Download)
- PRÉ-MODERNISMO: principais características e obras | Resumo de Literatura para o Enem ( Download)
- PRÉ-MODERNISMO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA ( Download)
- Pré-Modernismo [Prof. Noslen] ( Download)
- 5 minutos sobre: Pré-Modernismo ( Download)
- O QUE FOI O PRÉ-MODERNISMO ( Download)
- Pré-Modernismo - Brasil Escola ( Download)
- Introdução à Literatura - Linha do Tempo das Escolas Literárias [Prof. Noslen] ( Download)
- MODERNISMO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA ( Download)
- O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS ESCOLAS LITERÁRIAS Resumo da linha do tempo ( Download)
- Literatura Brasileira | Resumo para o Enem e os Vestibulares ( Download)
- Escolas Literárias | Linha do Tempo e Resumo ( Download)
- LIMA BARRETO: VIDA E OBRA | Resumo de Literatura para o Enem ( Download)
- Modernismo - Brasil Escola ( Download)
- 1ª fase do MODERNISMO NO BRASIL | Escolas Literárias ( Download)