O Uso Do Dicionario

LINK DA ATIVIDADE SOBRE O USO DO DICIONÁRIO: professoravilmaribeiro.blogspot.com/2020/08/atividade-sobre-o-uso-do-dicionario.html

Uso do dicionário é um importante hábito no momento da linguagem escrita, por isso devemos saber utilizá-lo corretamente.
Vamos conhecer toda a estrutura de um dicionário e como utilizá-lo. Lembrando que existem diferentes tipos de dicionários, de editoras diferentes, com 250 mil palavras ou com 30 mil, alguns com mais informações outros com menos. O exemplar que utilizei nesse vídeo é um minidicionário da editora Saraiva.
Ao abrirmos uma página do dicionário, logo percebemos a presença de duas palavras que se destacam, principalmente porque elas vêm expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas, além de serem denominadas de palavras-chave, também servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página.
Cada uma das palavras listadas no dicionário é chamada de verbete, que são um conjunto de significados e explicações referentes cada uma dessas palavras. Em alguns verbetes, vocês podem encontrar vários sinônimos para uma mesma palavra.
Vocês podem notar também, que as palavras principais dos verbetes, aparecem separadas por pontos, que indicam a correta separação das sílabas que compõem essas palavras.
Por exemplo, a palavra laringite tem 4 sílabas. Isso ajuda quando ficamos na dúvida se a palavra tem um ditongo ou um hiato.
Como na palavra lataria, será que o encontro vocálico dessa palavra é ditongo ou hiato. Como você pode perceber, essas sílabas foram escritas separadas, isso mostra que se trata de um hiato.
Mas e quando queremos pesquisar uma palavra para saber se ela é grafada com hífen ou sem hífen? Em palavras compostas, geralmente, ela vem escrita também no plural e sem separação de sílaba, assim você consegue analisar o uso do hífen. Nesse caso, o hífen ficou bem no término da linha e ficou difícil identificar. Se eu não soubesse como se escreve, teria que pesquisar em outro lugar.
Em cada verbete percebemos a presença de algumas letras que surgem abreviadas, elas indicam a categoria gramatical daquela palavra.
As abreviaturas mais utilizadas são:
adj. significa – adjetivo
s. m. – substantivo masculino e s.f. – substantivo feminino
num. – numeral
sing. – singular
pl. – plural.
Mas existem outras e nas primeiras páginas do seu dicionário você pode consultar o que cada uma delas significam.
Cada palavra pode ter um ou mais significado, por exemplo a palavra laranjeira, tem apenas um significado, já a palavra “largo”, tem 12 significados.
As palavras estrangeiras, incorporadas recentemente ao nosso idioma, aparecem em itálico, ou seja, um pouquinho inclinada para o lado. Elas veem com a indicação da língua de origem e entre parênteses aparece como deve ser a sua pronúncia.
Como no caso da palavra laser que pode ser escrita dessa maneira no português.
Nossa língua tem milhares de palavras, mas nem todas essas palavras aparecem no dicionário.
Por exemplo:
Os plurais dos substantivos e adjetivos não aparecem no dicionário. Se vocês forem procurar a palavra louça, não a encontrarão no plural, apenas no singular.
Os verbos, que podem assumir dezenas de formas diferentes, eles sempre vão aparecer no modo infinitivo, ou seja, a forma com a qual verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação, ou melhor, são aqueles verbos terminados em ar, er e ir.
Por exemplo, já pensaram se o verbo latir, aparecesse no dicionário com todas as suas conjugações? Teríamos que ter espaço para as conjugações: latindo, latiu, latia, latirá, latirão, latem, latirem, latissem, latiriam, latiste, latias, late...! Nosso dicionário seria enorme, vocês não acham?
Os substantivos aparecem, em geral, no masculino quando a palavra tem dois gêneros que se diferenciam apenas pela terminação. Que é o caso dos substantivos larápio e larápia, no dicionário há apenas o verbete com a palavra larápio, no masculino.
Mas se o substantivo tiver formas diferentes para o masculino e feminino, ambas são registradas. Como as palavras homem e mulher.
A forma feminina dos adjetivos normalmente não é registrada. Você encontrará o adjetivo latino, mas não encontrará o adjetivo feminino latina.