Prova Parana Custou R 13 Milhoes E Nao Funcionou Na Hora H Denuncia Deputado Tadeu Veneri

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT), na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), nesta quarta-feira (9/6), pediu explicações ao governador Ratinho Junior (PSD) acerca da falha do sistema de Prova Paraná adquirido por R$ 13 milhões.

O site da prova ficou fora do ar na manhã de hoje e o assuntou foi parar no trending topic do Twitter, pois milhares de estudantes não conseguiram realizar a Atividade Paraná, instrumento que visa medir como está o ensino nas escolas do estado em meio à pandemia do novo coronavírus e que substitui, em meio à crise sanitária, a Prova Paraná.

No lugar da avaliação, os estudantes se depararam com a irônica mensagem "No momento estamos com muitos acessos. Volte em alguns minutos e não deixe fazer as atividades!"

Os estudantes não perderam o bom-humor para criticar o sistema de avalição do governo do Paraná.

"A questão mais difícil da Prova Paraná é entrar nela", afirmou uma aluna. "Meu Deus, e se acabar meu tempo e eu não conseguir fazer a Prova Paraná porque o estado não criou um site decente?", disparou outra navegante.

A Atividade Paraná é destinada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as etapas do Ensino Médio da rede pública estadual, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), cujo secretário Renato Feder, está prestes a ser substituído pela ex-superintendente da pasta, Professora Doutra Fabiana Campos. Ela é esposa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), Primeiro Secretário da ALEP.

Leia também

Novo decreto de Ratinho Junior persegue educadores ao manter escolas abertas
Volta às aulas presenciais pode matar e aumentar casos de covid nas escolas; confira íntegra da nota técnica
Professores denunciam genocídio no Paraná; 167 educadores já morreram na pandemia [vídeo]

Outras suspeitas de corrupção na SEED são apuradas pelo Ministério Público do Paraná, que, na semana passada, exigiu a demissão de uma das diretoras da Secretaria ligadas ao secretário.

Além do erro no site da SEED, o atual secretário também está sendo apontado como responsável por um "genocídio" na educação do Paraná. Segundo a APP-Sindicato, entidade que representa 120 mil profissionais do magistério no estado, até ontem (8/6), morreram 168 professores e funcionários de escolas no Paraná. O secretário tem exigido a presença desses trabalhadores nos estabelecimentos de ensino, provocando maior circulação do vírus.

Tadeu Veneri, em seu discurso, disse que não queria emitir juízo de valor, mas lembrou que a plataforma desenvolvida pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) custou R$ 13 milhões ao erário paranaense.

O secretário Feder pediu desculpas pelos problemas e pediu aos estudantes que não estão conseguindo acessar o site que realizem a prova entre amanhã e a próxima sexta-feira (11/6), "conforme organização das escolas".

O que é a Prova Paraná

A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica (ou formativa) desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte com o objetivo de identificar os conteúdos problemáticos para os estudantes, ou seja, aqueles conteúdos em que há maior dificuldade de aprendizagem.
• Ative o sininho "🔔" para receber notificações.

• Website: esmaelmorais.com.br/​

• Sobre Esmael Morais: esmaelmorais.com.br/sobre...​

• Youtube: youtube.com/channel/UC5q-...​

• Twitter: twitter.com/esmaelmorais​

• Facebook: facebook.com/esmael.morais/​

• Instagram: instagram.com/esmaelmorais/​

#TVE​ #Esmael​ #BlogDoEsmael​ #Notícias​

Esmael Morais 2009-2021. O Blog do Esmael é liberto das excludentes convenções mercantis Copyright ©. O site não cobra pelos direitos autorais, portanto, pode e deve ser reproduzido no todo ou em parte, além de ser liberado para distribuição desde que preservado seu conteúdo e o nome do autor. | A política como ela é em tempo real.

Mais informações no Blog do Esmael:
esmaelmorais.com.br​

Site de notícias em tempo real. Pluralidade de ideias.