Reflexao Cafe Filosofico Vii​​ Leucipo E Democrito O Surgimento Do Atomismo Alma

Curso Completo de Filosofia para ENEM
bit.ly/FilosofiaENEM
Leucipo e Demócrito: o surgimento do atomismo
Demócrito e Leucipo - atomismo
A tradição filosófica considera Leucipo o fundador da escola atomista, mas sua existência é duvidosa e seus escritos, indeterminados. Por isso, Demócrito de Abdera (460/370 a.C), que teria sido aluno de Leucipo, é considerado o principal representante do atomismo na Grécia Antiga. Suas principais obras são: Pequena ordenação do Cosmos, Tritogenia, Das formas, Do entendimento, Do bom ânimo e Preceitos. Apesar de contemporâneo de Sócrates, é classificado como pré-socrático devido a sua perspectiva cosmológica. O termo “átomo”, criado por Demócrito, será adotado posteriormente pela ciência moderna.

Demócrito, assim como Anaxágoras e Empédocles, tentou explicar o surgimento e o desaparecimento dos seres respeitando o princípio eleático de que o Ser não surge do nada e nem se dissolve no nada. Tentou preservar o Ser sem negar os fenômenos, considerando o nascimento e o perecimento como união e separação dos átomos.

Os princípios, para a escola atomista, são o átomo (não-divisível) e o vazio. Os átomos são todos qualitativamente iguais, indivisíveis e invisíveis. São percebidos apenas com o intelecto.

De acordo com Demócrito, os átomos possuem características fundamentais que são: figura, ordem e posição. A figura corresponde ao desenho ou formato do átomo, como o desenho das letras N e A; a ordem é representada como as letras do alfabeto: podem vir em sequências diferentes, como AN difere de NA; já a posição pode ser representada também com letras do alfabeto, por exemplo: A está posição diferente de Z.

O vazio é o outro princípio escolhido pelos atomistas e sua função é conter os átomos e possibilitar seu movimento, pois se eles se deslocam, deve existir espaço vazio entre eles que permita o movimento. Para conter uma quantidade infinita de átomos, o vazio deve ser igualmente infinito. Os átomos estão em eterno movimento pela sua própria natureza e deslocam-se em todas as direções.

A quantidade de átomos da natureza é infinita e, por isso, Demócrito concebeu a existência de infinitos mundos coexistindo ao mesmo tempo que o nosso. Os corpos compostos são formados pelo movimento dos átomos e seus diferentes desenhos, permitindo que se combinem para dar origem, por exemplo, aos animais, árvores, pedras, etc.

Para os atomistas, o homem é constituído por um corpo e uma alma e, como tudo mais na natureza, o corpo e também a alma são constituídos por átomos. A alma, em função de ser um composto, é mortal. O que diferencia a alma são seus átomos: são lisos, de forma esférica, mais sutis que os átomos do corpo. Com a respiração, todos os átomos da alma são reintegrados; com a morte e o fim da respiração, esses átomos se dispersam.

Demócrito também desenvolveu uma teoria do conhecimento: o semelhante conhece o semelhante. As coisas emanam eflúvios que chegam aos sentidos. Assim, os átomos que estão fora de nós impressionam os átomos semelhantes em nós e por isso é possível termos sensação e conhecimento.

Demócrito também deu importantes contribuições para o desenvolvimento da ética. Em função da constituição do homem, a felicidade consiste no prazer, embora os prazeres mais elevados sejam os da alma. O que norteia o pensamento ético de Demócrito é a busca da medida correta, a qual nos permite apreciar os bens que estão ao nosso alcance, sem excesso, de acordo com o fragmento 191:

“É que a boa disposição chega aos homens por meio dos prazeres sensatos e da vida moderada. Carências e excessos têm tendência para transformarem-se em seus opostos, causando perturbações na alma. E as almas, assim em grande perturbação, perdem o equilíbrio e a boa disposição.”

  • Reflexão: Café Filosófico #VII​​ Leucipo e Demócrito : O surgimento do atomismo / Alma ( Download)
  • Leucipo e Demócrito os atomistas ( Download)
  • 1ª Série | Filosofia | Aula 12 - Teoria do Conhecimento: Epicuro ( Download)
  • Filosofia 1 - Inicio da Filosofia Moderna - Mecanicismo ( Download)
  • Carlo Rovelli e a Cosmologia - Aula 08 do curso com Rodrigo Petronio | Casa do Saber+ ( Download)
  • Diálogo sobre a natureza da luz ( Download)
  • Amauri Ferreira: Aula 4 | Física e Ética em Epicuro, 08/07/20 ( Download)
  • Projeto Bora pro Meet Tema : A Importância da Filosofia no Ensino ( Download)
  • LÚCIA HELENA GALVÃO | Papo Astral com Marcelo Gleiser ( Download)
  • O céu e o inferno - A Justiça Divina Segundo o Espiritismo - Divaldo Franco ( Download)