Aspectos gerais
A Região Nordeste é formada pelos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Todos eles são banhados pelo oceano Atlântico. Com exceção de Teresina, capital do Piauí, todas as capitais localizam-se no litoral.
A maior parte da Região Nordeste apresenta temperaturas elevadas no decorrer do ano. Porém, aspectos como vegetação, umidade e atividades econômicas são responsáveis por variações significativas nas paisagens.
Veja nos mapas a seguir como os tipos de vegetação e a umidade se distribuem de modo distinto nessa região.
As sub-regiões
A Região Nordeste apresenta grande diversidade. Assim, para facilitar o estudo das especificidades que caracterizam diferentes áreas do Nordeste, seu território foi regionalizado em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Observe o mapa abaixo.
Situada em uma faixa do litoral nordestino, entre os estados do Rio Grande do Norte e da Bahia, a Zona da Mata apresenta como característica marcante o clima quente com períodos de grande umidade.
Essa umidade, proveniente da evaporação das águas do oceano Atlântico, é trazida pelos ventos e favoreceu o desenvolvimento da Mata Atlântica, também presente nas regiões Sudeste e Sul. É devido à presença da Mata Atlântica, hoje bastante devastada, que essa sub-região é denominada Zona da Mata.
O quadro natural da Zona da Mata apresenta ainda solos bastante férteis, muito aproveitados para a agricultura, atividade econômica desenvolvida desde a colonização portuguesa.
O predomínio do relevo plano na Zona da Mata facilitou sua
ocupação e favoreceu a instalação de fazendas nas áreas rurais e a construção de edificações nas
áreas urbanas.
Condições naturais favoráveis, somadas ao fato de a colonização portuguesa ter se iniciado pelo litoral, foram fundamentais para
que a Zona da Mata se tornasse a mais populosa e urbanizada sub-região nordestina.
Na atualidade, o desenvolvimento econômico da Zona da Mata está ligado principalmente às atividades portuárias e industriais. O setor de serviços se beneficia com o grande número de turistas, de todo o Brasil e de outros países, atraídos pelas praias e pelas manifestações culturais da região.
Sertão
O Sertão é a maior sub-região
do Nordeste e em seu quadro natural destaca-se o clima semiárido, que se caracteriza por altas temperaturas e longos períodos do ano sem chuva.
A escassez de umidade
favorece a presença de vegetação da caatinga, formada por espécies de plantas com características que permitem que elas sobrevivam ao calor, à aridez do solo e ao ar seco.
Como os rios brasileiros são abastecidos principalmente pela água das chuvas, durante os longos períodos de escassez de chuva no Sertão nordestino, parte dos rios que banham essa sub-região seca temporariamente. Por esse motivo, esses rios são chamados de rios temporários.
Agreste
O Agreste é uma área intermediária entre o litoral úmido (Zona da Mata) e o interior de clima semiárido (Sertão). Por isso, essa sub-região apresenta tanto áreas mais úmidas, ocupadas por matas, como áreas de clima semiárido, em que há ocorrência de espécies vegetais típicas da caatinga.
No Agreste, há também terrenos situados em formações de relevo mais elevado, como o planalto da Borborema, onde as temperaturas são inferiores às registradas em altitudes mais baixas.
Entre as atividades econômicas desenvolvidas no Agreste, destaca-se a agropecuária, que fornece alimentos para todo o Nordeste brasileiro. A produção agrícola e a criação de gado voltadas para a subsistência também estão muito presentes. Os principais produtos cultivados são o feijão, o milho, o algodão e a mandioca. Na pecuária, destacam-se os gados bovino e caprino como fonte de carne, leite e couro.
No Agreste, há áreas urbanas importantes. Campina Grande, na Paraíba, Garanhuns, em Pernambuco, Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambas na
Bahia, são algumas das principais cidades dessa sub-região.
Meio-Norte
A sub-região do Meio-Norteabrange parte dos estados do Maranhão e do Piauí e fica entre a Região Norte do Brasil e o Sertão nordestino. Portanto, o Meio-Nortelimita-se a oeste com a Amazônia, de clima bastante úmido, e a leste com a caatinga, onde predomina a baixa umidade do clima semiárido.
Com aspectos naturais próprios, a vegetação é um dos principais elementos que caracterizam o Meio-Norte. Ela é conhecida como mata dos cocais e nela predominam palmeiras como o babaçu, a carnaúba, o buriti e o
açaí. Essas plantas fornecem ceras,fibras, sementes e polpas, utilizadas na produção de inúmeros produtos, como alimentos, cosméticos e materiais de limpeza.
A agricultura e a pecuária também são atividades importantes nessa sub-região. Além do cultivo do arroz, da mandioca, do milho e da banana, há plantios de soja, que se expandem da Região Centro-Oeste do Brasil às terras do Meio-Norte. Esses plantios favorecem o desenvolvimento econômico, mas também geram desmatamento.
- Região Nordeste ( Download)
- AS SUB-REGIÕES DO NORDESTE: ZONA DA MATA E AGRESTE (CLIMA, AGRICULTURA, ECONOMIA) ( Download)
- REGIÃO NORDESTE: ASPECTOS NATURAIS - RELEVO, HIDROGRAFIA, VEGETAÇÃO, CLIMA ( Download)
- Região Nordeste - Brasil Escola ( Download)
- REGIÃO NORDESTE - ELEMENTOS NATURAIS E SUB-REGIONALIZAÇÃO. ( Download)
- Sub regiões do Nordeste ( Download)
- REGIÃO NORDESTE: ELEMENTOS NATURAIS, OCUPAÇÃO/ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ECONÔMICO E SUB-REGIONALIZAÇÃO. ( Download)
- Geografia - 7º ano - Material 17 - Região Nordeste - Sub-regiões, indústria, agricultura e cultura. ( Download)
- Sub - regionalização do Nordeste: 7° Ano ( Download)
- Cultura nordestina - Dia do Nordestino - Vídeo educativo ( Download)
- Regiões do Brasil-Ensino Fundamental-simples e divertido ( Download)
- Elementos naturais e a ocupação territorial do Nordeste ( Download)
- Regionalização de Milton Santos - Geobrasil ( Download)
- Geografia Geral - Aula 12: Região Nordeste ( Download)
- REGIÃO NORDESTE DO BRASIL - 7ºANO ( Download)