Regionalizacao Brasileira 5 Macrorregioes 3 Complexos Regionais 4 Brasis De Milton Santos

Quando falamos sobre "regionalização" podemos entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Nessa aula o professor de Geografia Rafael Barreto mostra que cada região Brasileira se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

Folha de acompanhamento: quadrolivre.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Aula-2-Regionalização-Brasileira.pdf
Exercícios: quadrolivre.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Aula-2-Regionalização-Brasileira-Exercícios.pdf

Gabarito no final da descrição!

GABARITO:
1- A
A alternativa [A] está correta porque o mapa representado é a divisão proposta por Milton Santos destacando a região concentrada que corresponde a maior parte dos elementos que compõe o meio técnico-científico informacional, como tecnologia, ciência e informação.
As alternativas incorretas são: [B], porque a região concentrada agrega decisões econômico-financeiras do país; [C], porque o centro-oeste apresenta grande produção agropecuária modernizada; [D], porque não há utilização de recursos tecnológicos de ponta.
2- A
A segunda forma de regionalização é a divisão regional do IBGE, criada em 1969. Esta divisão utiliza critérios físicos e socioeconômicos, dividindo o Brasil em 5 regiões com o agrupamento de estados. A divisão utiliza fronteiras estaduais ao traçar as divisas entre as regiões, portanto, é adequada para fins administrativos e divulgação de dados estatísticos sobre o país.
3 - E
A divisão regional em Complexos Regionais Geoeconômicos elaborada pelo geógrafo Pedro Geiger utiliza principalmente critérios históricos e socioeconômicos na análise das disparidades regionais. Os aspectos naturais são secundários. O país é dividido em 3 complexos regionais, o Centro-Sul (região mais populosa e com economia mais desenvolvida: indústria, agronegócio, setor terciário e infraestrutura), o Nordeste (região periférica de ocupação mais antiga com desenvolvimento industrial e agropecuário pontual e de emigração) e a Amazônia (região periférica de ocupação histórica mais recente e fronteira da exploração de recursos naturais e da agropecuária).
4 - C
No Brasil, a maior concentração dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações ocorre no Complexo Regional do Centro-Sul, visto que é a mais populosa, industrializada, com agronegócio mais modernizado, com melhor infraestrutura e com setor terciário (comércio, serviços e sistema financeiro) mais diversificado.
5 - D
A divisão regional do Brasil em Complexos Regionais Geoeconômicos foi concebida pelo geógrafo Pedro Geiger. O critério utilizado foi a história da ocupação de cada região e as características e desigualdades socioeconômicas. O país apresenta uma região mais desenvolvida economicamente e populosa, o Centro-Sul, e duas periferias, o Nordeste e a Amazônia.