Relevo Da Europa Geografia Fisica Da Europa Aula Completa Ef09ge04

Nessa aula de Geografia física da Europa vamos tratar sobre o relevo da Europa. Uma aula completa conforme a habilidade EF09GE04 da BNCC. Se você está estudando geografia na escola ou se preparando para algum concurso público, essa aula é para você.

A topografia europeia apresenta um padrão diferente, conectando um conjunto de planícies a menos de 200m acima do nível do mar e um sistema montanhoso. A combinação de montanhas e planícies de diferentes idades geológicas proporciona uma variedade de ambientes. A Europa é o segundo menor continente depois da Oceania, e o continente com o terreno mais plano, com altitude média de 230m. Suas grandes planícies, como a estepe russa, alternam-se com montanhas de formação geológica recente.

A história geológica da Europa começou há cerca de 3 bilhões de anos e adquiriu sua aparência atual há 540 milhões de anos. Sua região mais antiga é a Escandinávia, que se originou no período pré-cambriano. A glaciação desencadeou os aspectos físicos da região, com fiordes – formados à medida que os oceanos avançavam sobre o espaço escavado por geleiras há 12.000 anos – e erosão da superfície. A segunda região geológica mais antiga se estende do sudeste da Inglaterra e da França ao oeste da Rússia e é dominada por rochas sedimentares. É aqui que estão localizadas as Grandes Planícies da Europa. A área de formação mais recente corresponde à parte sul do continente, onde o principal sistema montanhoso da Europa se originou há 40 milhões de anos devido à colisão entre as placas tectônicas africana e euroasiática.
O professor Oswaldo fala das principais características do relevo europeu.

Inscreva-se!

Nossa playlist dobre o continente europeu:

#europa #geografia #ef09ge04