💡Para que os recém-chegados alunos ao Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento em Políticas Públicas se habituem às agendas de pesquisa, interesses acadêmicos e estilo de lecionar de nossos professores, sempre convidamos alguns dos nossos docentes para realizar uma mesa redonda na qual discutimos temas relevantes da área e encorajamos os alunos a participar da discussão.
Neste ano, resolvemos promover uma troca de conhecimento sobre o tema “Políticas públicas informadas por boas evidências, experiências e valores”, com a presença dos docentes Paulo Jannuzzi, Tereza Cotta, Rômulo Paes e, como debatedora, Carla Bronzo.
Há diversas razões que poderíamos citar para defender que o ciclo de políticas públicas (do desenho à implementação, passando pela avaliação e o monitoramento) seja bem informado: garantia de eficiência, transparência dos gastos públicos, garantia de coerência das políticas públicas, entre outras. A razão que trazemos para discussão é a preocupação com a efetividade e a eficácia das ações públicas.
Historicamente, o movimento pelo uso de boas evidências (ou das melhores evidências disponíveis) no desenho das políticas públicas é associado com a área de Saúde. A Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network) – EVIPNet, por exemplo, é uma das iniciativas mundiais que visam a fomentar o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas de saúde, promovendo o uso sistemático dos resultados da pesquisa científica na formulação e implementação de políticas e programas de saúde mediante o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
O aprendizado acumulado na área de Saúde permite-nos defender que a prática seja estendida a outras áreas e campos. De fato, o uso das melhores evidências científicas disponíveis deve ser empregado com o objetivo de melhorar a aplicação de recursos, buscando mais efetividade na implementação das políticas públicas. A pouca utilização das evidências científicas se deve a diferentes fatores, desde dificuldades que tomadores de decisão têm para interpretar, adaptar e aplicar o conhecimento científico ao baixo nível de interação entre política e pesquisa. Melhorar o uso das evidências científicas na formulação e implementação de políticas públicas inclui processos de tradução e disseminação do conhecimento, considerando sempre os contextos institucionais e sociais e o acúmulo de experiências anteriores de gestão, além dos princípios constitucionais e valores públicos que orientam as decisões públicas.
Políticas públicas requerem evidências na forma de dados e narrativas de pesquisas de campo, estatísticas públicas e estudos avaliativos. Requerem também a incorporação do conhecimento tácito e experiência de técnicos e gestores da ponta e do topo. E naturalmente, requerem a orientação valorativa e intencionalidade política que a Constituição e outros documentos normativos explicitam.
Neste seminário, nossos professores vão discutir esse tema, compartilhando experiências, conhecimentos e instigando o público presente a refletir sobre a temática e trazer contribuições para o debate.
📆Mestrado profissional Enap/2022
⏰09/02 | 19h
- Semana Acadêmica Enap 2022. Seminário temático - Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas ( Download)
- Semana Acadêmica Enap 2022 - Tema: Governança e Desenvolvimento ( Download)
- Palestra: Macro-desafios da Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas ( Download)
- Sessão 1: Workshop - Uso de evidências em avaliação e monitoramento de políticas públicas ( Download)
- Sessão 2: Workshop - Uso de evidências em avaliação e monitoramento de políticas públicas ( Download)
- Pt-BR - Semana Acadêmica Enap 2022 - Aula inaugural com Frank Fischer ( Download)
- Enade: diagnóstico e monitoramento para políticas públicas ( Download)
- “Avaliação de políticas públicas: método e relevância” | Festival Nexo + Nexo Políticas Públicas ( Download)
- Seminário Políticas Públicas Informadas por Evidências - Dia 2 ( Download)
- Pt-BR - Semana Acadêmica Enap 2022 - Aula inaugural com Frank Fischer ( Download)
- Seminário debate avaliação das políticas públicas - 02/12/20 ( Download)
- Bate-papo sobre avaliação de políticas públicas: práticas e soluções do dia-a-dia ( Download)
- Vanessa Elias de Oliveira - Pesquisas sobre burocracia de médio escalão ( Download)
- Aula Inaugural - Curso: Diversidade e Políticas Públicas ( Download)
- Webinário - Gestão da Informação e Avaliação de Políticas Públicas ( Download)