Sinais De Que O Bebe Nao Esta Bem Na Barriga Como Identificar Sofrimento Fetal

Durante a gravidez vem um turbilhão de sentimentos, e o medo é um deles. Medo do que está acontecendo, medo de acontecer algo com o bebê e por aí vai. Hoje vamos falar de um assunto extremamente necessário: sofrimento fetal. Como saber se está tudo bem com o bebê?

O Sofrimento Fetal Agudo é aquele que acontece no nascimento. Durante o trabalho de parto vaginal, as contrações uterinas causam uma diminuição transitória da vascularização pela placenta e cordão umbilical. Essa redução acaba após o fim de cada contração por mecanismos fisiológicos compensatórios que permitem a recuperação fetal

Já o Sofrimento Fetal Crônico é uma condição que ocorre gradativamente durante a gestação, caracterizada pela mesma hipóxia do quadro Agudo, porém em menor intensidade e em maior espaço de tempo. O mecanismo fisiológico é variável, podendo ser decorrente de problemas placentários, genéticos, do cordão umbilical ou ser consequência de alguma doença materna (Diabetes, Pré-eclampsia).

1º Movimentação do bebê
Apesar de ser comum perceber o bebê se mexer a partir da 16 - 20ª semana, ele não faz isso a toda hora! A gestante sentirá os momentos do bebê na barriga várias vezes por dia, porém, não há regra sobre o número de chutes considerado normal.

Porém, os movimentos do bebê no útero são um importante indicador de sua saúde e, por isso, uma diminuição na frequência ou intensidade dos movimentos pode ser um sinal de falta de oxigênio. Dessa forma, é importante acompanhar atenciosamente a movimentação do bebê e em caso de diminuição da sua frequência de movimentos procurar imediatamente um obstetra.

A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos.
Aproveito para lembrar que os movimentos do bebês são observados por turnos: manhã, tarde, noite.

Só lembre-se que o bebê pode somente estar dormindo. Por isso existem algumas ações que a mamãe pode ter para estimular o movimento do bebê na barriga.

• apoiar-se em almofadas e deitar com as pernas para cima;
• mexer na barriga com as mãos;
• evitar locais com muito barulho;
• ingerir líquidos;
• conversar com o bebê;
• caminhar.

2º: Sangramento vaginal
O sangramento vaginal na gravidez é bem comum e nem sempre indica algo grave, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher notar presença do sangue, já que também é possível que indique uma situação grave.

No trabalho de parto o colo do útero que é longo e comprido durante toda a gestação vai se tornando mais fino e dilatado. Logo, com essa modificação do colo é comum que o sangramento ocorra.

O sangramento que mais nos preocupa é o sangramento abundante (aquele que enxarca uma calcinha ou absorvente) e de cor vermelho-vivo.

3º: Líquido meconial
Geralmente, o líquido amniótico é transparente com uma coloração amarelada ou rosada, mas se estiver marrom ou esverdeado, pode indicar a liberação de mecônio, que é o cocô do bebê. Isso tende a ocorrer principalmente em fetos à termo e pós-termo.

A presença de mecônio na água quando a bolsa estoura pode ser um sinal de amadurecimento fetal ou tb de sofrimento durante o trabalho de parto. E neste caso, orientamos que você procure imediatamente atendimento para que seja avaliado a frequencia cardíaca fetal.

Mas como saber se não se trata de líquido amniótico? Para isso quero te dar uma dica: Se você suspeita que possa estar perdendo líquido coloque um absorvente. Movimente-se, caminhe e agache. Se num intervalo de 20 minutos o absorvente encontra-se todo molhado. Muito provavelmente foi a bolsa da água que rompeu e você precisa ser avaliada.

4º sintoma: Alterações de crescimento fetal
É importante avaliar nos exames solicitados as alterações de crescimento do feto. Existem padrões de crescimento que quando elevados podem ser uma característica da condição.

5º sintoma: Dor de cabeça
Às vezes, uma dor de cabeça na gravidez pode ser sinal de algo errado. Principalmente, quando ocorre de forma recorrente e se estiver associada à pressão alta, pode ser o alarme da pré-eclâmpsia.

A pré-eclampsia é uma complicação tardia da gestação que podem ter a dor de cabeça como sintoma. Por isso, se junto com a dor de cabeça surgir pressão alta ou alterações visuais como visão dupla ou presença de pontinhos brilhantes e dor abdominal, geralmente, na boca do estômago você deve ir ao hospital imediatamente.

Vídeos citados :
Grávidas devem dormir do lado esquerdo?
youtu.be/YHTBZpBiGwM

youtu.be/WHKX3ptcXeo

youtu.be/fBjfCnR2N0w

youtu.be/P1W-dcKV8t4
Não se esqueçam de deixar o LIKE, se INSCREVER no CANAL, ativar o SININHO e COMPARTILHAR o vídeo com quem possa precisar dessas orientações.
________________________________________________________________________
SE INSCREVA NO CANAL AQUI:
youtube.com/channel/UCGuKHgrj25ORDnIJVb1lKBw

#gravidez #sintomasdegravidez #gestação

  • SINAIS DE QUE O BEBÊ NÃO ESTÁ BEM NA BARRIGA - SOFRIMENTO FETAL ( Download)
  • Sinais de que o bebê não está bem na barriga Como identificar sofrimento fetal ( Download)
  • Como saber se meu bebê está bem Sofrimento fetal quais os sinais e sintomas ( Download)
  • Meu bebê está sofrendo Sofrimento fetal | Dra. Maíra de La Rocque ( Download)
  • Sofrimento Fetal, Bebê quase não Resistiu! ( Download)
  • SINTOMAS QUE O BEBÊ NÃO ESTÁ BEM NA BARRIGA | Boa Gravidez - Patrícia Moreira ( Download)
  • Quando o bebê entra em sofrimento fetal ( Download)
  • Como identificar sofrimento fetal ( Download)
  • Sofrimento fetal: Como saber se o bebê está bem ainda dentro da barriga ( Download)
  • CARDIOTOCOGRAFIA - CTG - MAP : Um exame para ver se o seu bebê está bem! ( Download)
  • 🔴COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ EM SOFRIMENTO FETAL - QUAIS SINTOMAS, OQUE É ( Download)
  • Como saber se meu bebê está bem Sofrimento fetal quais os sinais e sintomas Bebê centralizado ( Download)
  • 4 SINAIS que o PARTO está chegando! Quais são eles ( Download)
  • Oligodrâmnio - Bebê com pouco Líquido Amniótico ( Download)
  • Ainda na barriga bebês reagem ao que as mães comem ( Download)