Sintomas Da Crise De Enxaqueca

A enxaqueca pode se manifestar com dezenas de sintomas diferentes. A dor de cabeça é um desses sintomas, mas definitivamente não é o único. Se você quer saber quais são os sintomas da enxaqueca, e entender a diferença da enxaqueca para a dor de cabeça, esse vídeo foi feito pra você.

Enxaqueca é uma condição que pode ocorrer em qualquer idade. As mulheres são mais afetadas que homens, e a doença é mais comum em jovens que em idosos.

A enxaqueca, também chamada de migranea, é uma causa de dores de cabeça frequentes e muitas vezes incapacitantes, com predisposição genética e base biológica cada dia mais entendida.

Uma a cada 4 mulheres jovens no Brasil sofrem com enxaqueca, e 5% da população brasileira tem enxaqueca na sua forma mais grave: a enxaqueca crônica. Essas pessoas tem mais de 15 dias de dores de cabeça por mês. Isso quer dizer que passam mais tempo de suas vidas com dores de cabeça do que livres dela.

SINTOMAS PRÓDRÔMICOS:
A maioria das pessoas associa a dor de cabeça à crise da enxaqueca, mas esse é só um de dezenas de sintomas diferentes que a crise pode manifestar:

Dificuldade de concentração
Sonolência
Humor deprimido
Bocejamento
Fissura por doce - chocolate
Sintomas de "sinusite" (congestão nasal e dos seios da face)
Aumento da sede (polidipsia)
Aumento da urina (poliúria)
Desconforto com a luz
Desconforto com barulho
Desconforto com cheiros
Náusea
Epachamento
Intolerância a esforços
Tontura
Sensação de cabeça pesada
Peso e tensão nos ombros, nos trapézios e na cervical

AURA:
Algumas pessoas com enxaqueca ainda desenvolvem um outro sintoma conhecido como aura. A aura da enxaqueca é um fenômeno neurológico transitório que se manifesta geralmente com alteração da visão: pontos brilhando, formas geométricas e borrão da visão. Na forma típica, a aura da enxaqueca dura entre 5 e 60 minutos.

DOR DE CABEÇA DA ENXAQUECA:
A dor de cabeça é o fenômeno mais associado e mais comum da enxaqueca, mas pode se manifestar de formas muito diversas. A mais comum é dor latejante, ou pulsando, que predomina de um lado da cabeça mais do que de outro. O lado que dói mais pode mudar em uma mesma crise ou em crises diferentes. O local da dor de cabeça na enxaqueca também é muito variável, e pode ser mais na região frontal (da testa), temporal (dos lados) ou occipital (fundo da cabeça). Muitas pessoas também sentem dores atrás dos olhos. A fase da dor de cabeça geralmente é a mais desconfortável. Sua duração pode chegar a 72 horas em cada crise. Algumas pessoas com crise de enxaqueca tem dores contínuas por vários dias, o que é chamado de Estado Migranoso.

PÓSDROMO
Quando a dor de cabeça da enxaqueca começa a melhorar geralmente as pessoas não se sentem totalmente aliviadas. É comum a fase de "ressaca" da crise de enxaqueca. Os sintomas mais frequentes são cabeça pesada, dificuldade de concentração, e dolorimento do couro cabeludo. Essa última fase pode durar algumas horas ou até mesmo alguns dias.

FASES DA CRISE DE ENXAQUECA:
Como vimos, a enxaqueca tem 3 fases diferentes: começa com sintomas prodromicos como sonolência e peso no pescoço, evolui com a piora da dor, desconforto com luz, barulho e náusea, e após a melhora da intensidade da dor de cabeça termina com a sensação de ressaca.