🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: bit.ly/3oZsriF
✔️ Simulado: bit.ly/3tpIp95
Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
bit.ly/37WGBZi
/// SOBRE O VÍDEO
O tecido muscular é responsável pelos movimentos realizados nos animais. Além dos movimentos voluntários, o tecido muscular também desempenha funções involuntárias, como os batimentos cardíacos.
Como você já deve ter percebido, o corpo humano possui diferentes tipos de tecido muscular. Basicamente, dividimos nossos tecidos musculares em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular liso e tecido muscular estriado cardíaco.
Essa classificação leva em consideração o formato das células e sua função. Mas, todos possuem uma característica em comum: a capacidade de suas células se contraírem, produzindo os movimentos.
TIPOS DE TECIDO MUSCULAR
- Tecido muscular estriado esquelético
O nome desse tecido já nos dá uma boa pista de sua localização, não é mesmo? Ele recebe o nome de “esquelético” porque se encontra, em geral, ligado ao esqueleto. Sendo assim, este tecido será responsável pela movimentação dos nossos membros, tronco e rosto.
Para que esse tecido consiga desempenhar suas funções, suas células irão se contrair de maneira rápida e voluntária. Isso quer dizer que você comanda a contração das células desse tecido conscientemente, por vontade própria.
As células do tecido muscular esquelético são chamadas de “estriadas” porque apresentam risquinhos (estrias) ao longo de sua estrutura. Essas estrias são, na verdade, unidades de contração. Nessas regiões são encontradas proteínas que, em conjunto, formam uma espécie de grade deslizante que chamamos de miofibrilas.
Outra característica bem importante que você deve lembrar sobre esse tecido muscular, é o fato de que as células dele são polinucleadas. Isso quer dizer que encontramos vários núcleos (até centenas) no interior de apenas uma célula do tecido muscular estriado esquelético. Essas células possuem todos esses núcleos porque se originam a partir da fusão de várias células embrionárias. Dessa maneira, ficam muito compridas e possuem um aspecto cilíndrico.
As células musculares do tecido estriado esquelético, organizam-se em feixes que são envolvidos por tecido conjuntivo propriamente dito. Esse conjunto é chamado de fibra muscular.
- Tecido muscular estriado cardíaco
Assim como no tecido anterior, o nome desse tecido também nos dá uma boa pista de onde pode ser encontrado. Como seu próprio nome já diz, ele é encontrado no coração. Mais precisamente, compondo o músculo cardíaco, que recebe o nome de miocárdio.
As células encontradas no tecido muscular cardíaco são células cilíndricas, consideravelmente menores que as do músculo esquelético. Em geral, possuem apenas um núcleo (algumas podem ter dois núcleos) e frequentemente têm ramificações.
Assim como no tecido muscular estriado esquelético, vemos também no tecido cardíaco estrias transversais em suas células quando as observamos ao microscópio óptico. Seu esquema de bandas é semelhante ao que vimos anteriormente.
Porém, nesse tecido temos contrações celulares involuntárias. Ou seja, não controlamos os movimentos realizados pelo tecido muscular estriado cardíaco. Os rápidos movimentos realizados por essas células são comandados pela parte autônoma do sistema nervoso.
- Tecido muscular liso
O tecido muscular liso recebe esse nome porque, ao observarmos suas células ao microscópio óptico, não conseguimos ver as estrias transversais que podemos observar nos demais tecidos musculares. Nas células desse tecido há uma menor concentração de actina e miosina, o que faz com que não apresentem estrias visíveis. Por conta dessa característica, a contração realizada pelo tecido muscular liso é bem menos rápida e intensa que a realizada pelas células dos tecidos musculares que acabamos de ver.
Outra característica importante do tecido muscular liso são as células fusiformes curtinhas e mononucleadas.
Encontramos o tecido muscular liso em diferentes órgãos do corpo humano, especialmente naqueles que são ocos, como os do sistema digestório. Podemos encontrar esse tecido também no útero e na bexiga. Há ainda músculo liso na base dos pelos (músculos eretores de pelos), nos vasos sanguíneos e ao redor das glândulas, ajudando a eliminar suas secreções.
🔴 ASSISTA TAMBÉM
+ Tecidos do corpo humano
youtu.be/lxfNA1B3kAs
+ Tecido conjuntivo
youtu.be/1YV-Chj-VYc
+ Tecido epitelial
youtu.be/rTofGve4ApA
/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!
- TECIDO MUSCULAR: Tipos, características e funções | Resumo de Biologia para o Enem ( Download)
- TECIDO MUSCULAR - HISTOLOGIA | Biologia com Samuel Cunha ( Download)
- TECIDOS DO CORPO HUMANO | Resumo de Biologia Enem. Professora Cláudia Aguiar ( Download)
- Tecido Muscular - e os tipos de músculos ( Download)
- Tecido Muscular - Características e Funções - Histologia Animal ( Download)
- Tecido muscular - Biologia - Ensino Médio ( Download)
- TECIDO CONJUNTIVO: Tipos, características, funções e composição | Resumo de Biologia para o Enem ( Download)
- Sistema Muscular | Resumo Toda Matéria ( Download)
- Tecido Muscular - Brasil Escola ( Download)
- Histologia 8/9: Tecido Muscular. Videoaula | Anatomia e etc. ( Download)
- Tipos de Tecido Muscular - Aula 13 - Módulo VII: Histologia e Fisiologia Humana | Prof. Gui ( Download)
- TIPOS DE MÚSCULOS - Resumo de Tecido Muscular | Biologia com Samuel Cunha ( Download)
- TECIDO MUSCULAR - HISTOLOGIA (ENSINO SUPERIOR) - TIPOS, ESTRUTURA, CARACTERÍSTICAS E COMPOSIÇÃO ( Download)
- Tipos de músculos do corpo humano! ( Download)
- Camadas até o músculo esquelético! #anatomiaetc ( Download)