Teoria Da Evolucao Selecao Natural Darwin E Wallace

#Biologia #Evolução #SeleçãoNatural
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre a teoria da evolução.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.

Roteiro do vídeo:
Essa teoria é comentada em vários lugares, já rendeu muitos memes e até mesmo participação em olimpíadas (Olimpíadas Londres), então podemos dizer com certeza que está entre as teorias mais importantes descritas na humanidade, e até hoje é debatida.
Porém infelizmente muita coisa que se fala dela é mal utilizada ou até mesmo usada de forma errada, então vou mostrar para vocês sobre essa linda teoria e o que ela diz na realidade.
Originalmente ela foi descrita num livro bem grande chamado “Origem das espécies” (Colocar capa do Livro) escrito por Charles Darwin, porém ele não escreveu sozinho o livro, houve muitas contribuições de outros autores em especial de Alfred Russel Wallace, que recebeu inclusive a coautoria dessa teoria muitos anos depois. Caso você queira saber sobre a história desses dois, temos vídeos falando sobre a biografia de Darwin e de Wallace, depois confere lá. (TUMB Biografia Darwin e Wallace)
Mas como a ideia desse vídeo não é falar sobre como a teoria foi construída e sim o que é essa teoria, vamos tentar explicar de uma forma clara para vocês.
A teoria da Seleção natural em essência diz que os organismos que conseguirem sobreviver por mais tempo em um ambiente, e consequentemente se reproduzir mais do que os outros organismos, tendem a permanecer vivendo. Isso se aplica a espécies em uma região ou até mesmo a características de espécies em uma região.
Vou exemplificar para você entender melhor. Vamos supor que você não goste de cobras, então toda vez que você ouve o barulho de um chocalho de cascavel você procura a cobra e mata ela. Essa cascavel irá morrer e não irá gerar mais descendentes correto? Se você fizer sistematicamente esse processo ao longo de vários anos, a população e cascavel irá desaparecer, já que todas elas possuem o chocalho. (Ekans)
Inesperadamente, através de um processo chamado mutação, uma dessas cascavéis nasce com um “defeito”, seu chocalho não faz barulho. (Arbok) Essa cascavel não será morta facilmente e irá se reproduzir mais do que as outras, logo, essa característica que é um defeito a ajudou a se reproduzir, e esse defeito passou para alguns de seus descendentes. Ele irá ocorrer com seus filhos, aqueles que possuírem esse defeito irão sobreviver mais e se reproduzir mais, passando essa característica para seus descendentes e por aí vai. Até que as cascáveis com chocalho não existam mais e apenas as com chocalho silencioso existam. Pronto, assim temos a evolução das espécies. As cascáveis se adaptaram ao ambiente e sobreviveram mais devido a essa característica, simples assim.
Mas claro que algumas coisas estão escondidas nessa história e temos que comentar, caso você não tenha percebido.
Primeiro e mais importante é que as características se modificam através de mutações, ou seja, não existe um controle do que pode mudar, da mesma forma que o chocalho ficou silencioso, poderia existir uma mutação para ele fazer mais barulho. Ou seja, as mutações são aleatórias, o que vai fazer com que elas continuem em uma espécie é o quanto essa espécie consegue sobreviver e passar essa característica para seus descendentes. Daí que vem a expressão “Seleção” dessa teoria.
Logo podemos dizer que a evolução não é necessariamente boa, a palavra evolução significa modificação e não superação. (Pokemon ou Digimon evoluindo)
A segunda coisa importante é que não necessariamente os mais fortes sobrevivem, claro, eles podem sobreviver, mas seguindo o exemplo do vídeo, se ao invés do chocalho ser modificado tivéssemos uma mutação no veneno, isso nesse cenário, não ajudaria as cascáveis sobreviverem, logo não seria algo que iria ajudar nessa seleção, embora uma cobra com veneno mais potente seja considerada mais forte. Então podemos dizer que não é a Seleção dos mais fortes, e sim a Seleção dos mais adaptados, em especial a sobreviver e se reproduzir.
A terceira coisa importante é que assumimos que os animais passam suas características de pai para filho, ou seja, existe uma hereditariedade entre as gerações. (Goku e Goten) Parece besteira isso já que hoje sabemos sobre genética, mas na época ninguém sabia sobre genes. Mas uma coisa importante é que Darwin não descobriu a hereditariedade, isso já era um conceito estabelecido na academia na época, inclusive ele mesmo criava pombos utilizando as informações sobre hereditariedade.
A quarta coisa é que se os animais se modificam ao longo das gerações, significa que o que vemos hoje não é necessariamente o que existia antes, pois conforme o ambiente muda os animais se adaptam a ele e se modificam também.

  • Teoria da Evolução - Seleção Natural (Darwin e Wallace) ( Download)
  • Darwin-Wallace - Evolução - Aula 02 - Módulo III: Evolução e Classificação dos Seres | Prof. Gui ( Download)
  • O que é a teoria da evolução de Charles Darwin e o que inspirou suas ideias revolucionárias ( Download)
  • Darwin e Lamarck - EVOLUÇÃO | Resumo Completo ( Download)
  • Introdução a Seleção Natural | Animação ( Download)
  • RESUMO SOBRE EVOLUÇÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA ( Download)
  • EVOLUÇÃO - DARWIN E LAMARCK - TEORIAS EVOLUTIVAS | Biologia com Samuel Cunha ( Download)
  • TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL DE DARWIN E WALLACE - questão 03 - TEORIAS EVOLUTIVAS ( Download)
  • TEORIA DE DARWIN E WALLACE - CIÊNCIAS ( Download)
  • TIPOS DE SELEÇÃO NATURAL - Evolução | Biologia com Samuel Cunha ( Download)
  • Alfred Russel Wallace, Pai da Bio-geografia e co-autor da Teoria da Evolução ( Download)
  • Wallace vs. Darwin: A Verdadeira História da Teoria da Evolução ( Download)
  • TEORIA DA EVOLUÇÃO - RESUMO DO QUE VOCÊ PRECISA SABER! ( Download)
  • O erro da teoria da evolução de Darwin - Dr Rodrigo Silva ( Download)
  • Evolução: Darwin vs Lamarck - Aula 03 - Módulo III: Evolução e Classificação dos Seres | Prof. Gui ( Download)