Tipos De Conhecimento Sociologia

Leia o Livro: Sociologia em Movimento - ensino médio - amzn.to/3dkpmpr
Existem diversas formas de conhecer e interpretar o mundo. Cada uma delas possui características específicas que as distinguem das demais.
A mitologia, o senso comum, as religiões, a filosofia e a ciência possuem uma mesma finalidade: organizar informações que possam explicar ou dar sentido ao mundo e às coisas. Em outras palavras, essas diferentes áreas são produtoras de conhecimento.
Entretanto, a forma como esse conhecimento é adquirido e transmitido varia em cada um desses tipos de conhecimento. Essas particularidades são responsáveis pela distinção entre mitologia e ciência ou filosofia e religião.
#Conhecimento #Sociologia # SensoComum
O que é o Conhecimento?
O conhecimento é uma forma de apreensão da realidade. Os seres humanos vivem como as outras espécies da natureza, mas diferente delas, criam para si, representações da realidade.
Essas representações fundamentam-se nos sentidos e na percepção; na memória, na imaginação e no intelecto; na ideia de aparência e de realidade e na ideia de verdade ou falsidade.
A partir desses modos, os indivíduos interiorizam o mundo e apreendem a realidade. E, na consciência, criam códigos de interpretação de tudo o que existe ou pode ser pensado. É estabelecida uma relação entre o sujeito (aquele que conhece) e o objeto (aquilo a ser conhecido).
O Conhecimento Religioso
A Religião partilha com os tipos de conhecimento o objetivo de explicar o universo em sua formação e totalidade. A particularidade do conhecimento religioso é seu embasamento na fé, na crença nas revelações divinas e em seus textos sagrados oriundos dessas revelações.
O Senso Comum: conhecimento empírico
O Conhecimento oriundo do senso comum, algumas vezes chamado de conhecimento empírico, é baseado na generalização de eventos ou interpretações particulares, tomadas como regra. É um saber básico e superficial das coisas, sem provas nem demonstração.
A ciência é, em si mesma, uma área devotada a construção do conhecimento. A palavra ciência tem origem no latim scientia que pode ser traduzido como "conhecimento".
Sendo assim o que caracteriza e distingue o conhecimento científico dos demais é o método. O método científico cumpre a função de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade.
O conhecimento filosófico mudou a forma de compreensão de si mesmo ao longo do tempo. Desde os filósofos pré-socráticos na Grécia Antiga até a filosofia produzida atualmente, muitas alterações ocorreram, como o modo de conceber o mundo.
A filosofia e a ciência caminham juntas no rigor, na necessidade lógica e no uso da razão. Entretanto, o método científico, apesar de ter sido produzido filosoficamente, não se aplica integralmente à produção de conhecimento filosófico.