Transformacoes Culturais Idade Moderna Renascimento Humanismo E Revolucao Cientifica

O período da Idade Moderna (1453-1789) recebeu esse nome por apresentar uma série de mudanças e transformações sociais na sociedade europeia. A grande característica do período é a coexistência entre o velho e o novo, entre o que permanece de outros períodos e aquilo que se modifica.

No campo cultural e das ideias, houve uma série de transformações. Dentre elas podemos citar o movimento do Renascimento.

O Renascimento foi um movimento cultural que surge primeiramente nas cidades italianas, no século XIV, e se estende pela Europa até o século XVI. Dentre os princípios do Renascimento estão a valorização do conhecimento e cultura da Antiguidade (Grécia e Roma) e o Humanismo.

O Humanismo foi um movimento cultural que coloca o homem no centro das preocupações e atenção da arte e dos estudos. Valorizando as características humanas como a razão e a liberdade do indivíduo.

Durante a Idade Moderna, outro fator que contribui para o aceleramento das transformações sociais e culturais é o surgimento da Imprensa Europeia, a partir de 1450 (aproximadamente) com a introdução dos tipos móveis metálicos de Gutenberg. Com a impressão de livros, houve o aumento do número de obras que circulavam pela Europa e a descentralização do conhecimento nas mãos da Igreja Católica. O que possibilitou maior difusão das ideias do Renascimento.

A Revolução Científica também foi um movimento, entre os séculos XVI e XVII, que irá modificar as formas de produção e divulgação do conhecimento sobre o mundo. Nesse movimento, estarão presentes as bases da ciência como a observação empírica e o método científico.

Nesse movimento, é questionada a ideia do geocentrismo (Terra no centro do universo), e apresentado o Heliocentrismo (Sol no centro do universo), elaboradas por Nicolau Copérnico.