Tratamentos Para Neuralgia Pos Herpetica Herpes Zoster – Dr Andre Mansano Tratamento Da Dor

Neste vídeo, o Dr. André fala sobre as possibilidades de tratamento para quando a dor do Herpes Zoster se torna crônica, uma doença então conhecida como Neuralgia Pós-Herpética.

O Herpes Zoster é a reativação do vírus da Varicela. Quando sofremos um quadro de Varicela, e ela se cura, o vírus não morre; na verdade, ele sai da pele e fica adormecido no nervo, em uma região chamada de Gânglio da Raiz Dorsal.

Acontece que, em algum momento da vida, a nossa imunidade cai e esse vírus então desperta e percorre o nervo até a região da pele, causando inflamação e lesões nesse nervo.

Ao chegar na pele, provoca uma série de lesões muito dolorosas. Elas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mais comumente no tórax, na região da axila, nas costas, na região lombar, no abdômen e até mesmo no rosto.

Essas lesões, na grande maioria das vezes, ocorrem de um lado só do corpo, e geralmente, podem afetar um, dois ou três nervos sequenciais. São extremamente dolorosas ao toque e causam queimação intensa; o paciente mal tolera, por exemplo, o contato de uma toalha ou lençol na pele. A esse fenômeno de sentir dor ao simples toque na pele, chamamos de Alodinia.

Felizmente, nossa pele possui um ótimo poder de cicatrização, então essas lesões vão cicatrizar, frequentemente sem deixar vestígios. Porém, os nervos não têm essa mesma capacidade regenerativa, e eles podem continuar lesionados mesmo após a resolução do quadro.

Essa situação é o que nós chamamos de Neuralgia Pós-Herpética, que é a continuação das dores mesmo após a pele ter cicatrizado. De 20% a 30% dos pacientes pode desenvolver essa condição e, se não for tratada, a dor pode persistir de forma indefinida, talvez para sempre.

Vamos falar então das opções que temos para o tratamento.

Inicialmente, usamos medicamentos da classe dos Anticonvulsivantes, que tem a propriedade de estabilizar os neurônios que estão causando a dor neuropática. Quando os medicamentos não resolvem, partimos então para procedimentos intervencionistas.

Podemos iniciar, por exemplo, com uma infiltração de toxina botulínica na pele, um procedimento simples e pouco invasivo.

Se necessário, o próximo procedimento que podemos realizar é o popular Bloqueio (ou Infiltração).

Nesses procedimentos, localizamos os nervos inflamados e, com a ajuda do Raio X Digital ou da Ultrassonografia, posicionamos algumas agulhas ao redor desses nervos e injetamos substâncias anestésicas e anti-inflamatórias, auxiliando na resolução do quadro de dor e reduzindo a inflação do nervo.

Quando o Bloqueio não é suficiente, avançamos no tratamento, podendo empregar o uso da Radiofrequência ou da Crioablação.

Na Radiofrequência, também posicionamos agulhas ao redor do nervo, mas por dentro dessa agulha (que é mais específica), colocamos um eletrodo ligado a um gerador de radiofrequência. Esse gerador emite uma corrente elétrica para o nervo na tentativa de diminuir os impulsos dolorosos.

A Crioablação é um procedimento semelhante; também posicionamos agulhas ao redor do nervo. No entanto, utilizamos outro tipo de agulha onde é inserido um "probe". Esse probe tem a capacidade de reduzir a temperatura na região do nervo a -60, -70 graus, criando um congelamento nessa estrutura nervosa.

Em casos mais graves, temos a opção da Neuromodulação, onde podemos realizar a Estimulação Medular ou a Estimulação do Gânglio da Raiz Dorsal.

Na Estimulação Medular, colocamos eletrodos atrás da medula do paciente. Esses eletrodos são então conectados a um gerador semelhante a um marca-passo, que emite impulsos elétricos 24 horas por dia na medula, inibindo o processo doloroso.

Na Estimulação do Gânglio da Raiz Dorsal, o eletrodo é posicionado sobre o Gânglio da Raiz Dorsal, que é a região do nervo onde o vírus ficou alojado. É um processo muito semelhante à Estimulação Medular, onde também ligamos um gerador ao eletrodo para inibir a dor.

Quando nada disso resolve a dor do paciente, ainda temos a opção da bomba de infusão de medicamentos.

Nesse procedimento, colocamos um cateter ao lado dos nervos que foram afetados pelo Zoster. Ele é então conectado a um reservatório de medicamentos computadorizado, que é implantado sob a pele, na região abdominal. Esse reservatório é programado para infundir medicamentos periodicamente na região da dor.

Você pode se interessar:

Herpes Zoster – Sintomas e Tratamentos.
youtu.be/7OGOwLtlXVY

Herpes Zoster no Rosto, Primeiros Sintomas e Tratamentos.
youtu.be/zAEVpKTE_F8

Acompanhe pelo Instagram:
instagram.com/drandremansano/

Acesse o nosso Site:
drandremansano.com.br/

Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:
agendar.amplimed.com.br/andre-marques-mansano

Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo – SP.
__
#neuragiaposherpetica #cobreiro #zoster

  • Tratamentos para Neuralgia Pós-Herpética (Herpes Zoster) – Dr. André Mansano Tratamento da Dor. ( Download)
  • Novo tratamento para neuralgia pós-herpética ( Download)
  • Herpes Zoster – Sintomas e Tratamentos – Dr. André Mansano Tratamento da Dor. ( Download)
  • Herpes Zoster no Rosto, Primeiros Sintomas e Tratamentos – Dr. André Mansano Tratamento da Dor. ( Download)
  • Herpes Zoster: O que fazer quando a dor se torna crônica ( Download)
  • Neuralgia pós herpética e bomba intratecal de farmacos ( Download)
  • Vacina Contra o Herpes Zoster – Atualização – Dr. André Mansano Tratamento da Dor. ( Download)
  • Herpes Zoster - Tratamento da Neuralgia Pós Herpética ( Download)
  • Dor Crônica Após Herpes Zoster - Dr. André Mansano no Consulta ao Doutor #shorts ( Download)
  • As dores da herpes zoster (reativação do vírus da catapora) devem ser tratadas o quando antes!!! ( Download)
  • Herpes Zoster - Tratamento Dor Pós Herpes Zoster ( Download)
  • Herpes zoster: Por que é tão importante tratar a dor rápida e adequadamente ( Download)
  • Dores neuropáticas - Novos tratamentos - Programa Consulta ao Doutor ( Download)
  • Compressão do trigêmeo por balão, um dos tratamentos mais efetivos para neuralgia do trigêmeo grave ( Download)
  • Neuralgia Pós Herpética - O Que é, Causas, Sintomas e Tratamento da Neuralgia Pós Herpética ( Download)