Vinhos De Chianti Origem Regiao Diferencas Castas Harmonizacao E A Lenda Do Galo Negro

Tudo o que você gostaria de saber sobre os vinhos e a Região de Chianti. Ao final vamos degustar um Chianti Riserva.

00:00 Chianti

01:23 Origem
A origem do nome Chianti é incerta. Para alguns, ela vem de clangor, que seria o som das trombetas.

01:57 Localização.
Chianti fica na Itália, na região chamada Toscana, uma das mais lindas do país. A Toscana situa-se no centro oeste da Itália, sendo banhada pela Mar Mediterrâneo. Mas Chianti fica afastada do litoral e sua principal parcela esta aos pés dos montes Apeninos. Chianti está delimitada entre as regiões de Siena e Florença.

03:22 Demarcação da região.
Teria sido no ano de 1716 que o grão-duque Cosimo III de Médici demarcou a zona do Chianti, que hoje se chama Chianti Classico e disputa com a Região do Porto, em Portugal, o título de ser a primeira região de vinho demarcada do mundo.

04:O0 DOC – Denominação de Origem Controlada.
Ocorre que ao redor desta pequena região demarcada foram surgindo outros produtores que buscavam elaborar um vinho no mesmo estilo de Chianti, mas não poderiam rotulá-lo como Chianti, pois estavam fora região. Assim, o governo italiano criou, em 1967, a Denominazione di Origine Controllata (DOC) Chianti para incluir as sub-regiões de Chianti, ampliando a região.

04:37 Chianti Classico.
Por este motivo a região inicial passou a ser chamada de Chianti Clássico para diferenciar da região que foi acrescida. É o Chianti clássico que tem como símbolo o galo negro.

05:27 Sub-regiões
Posteriormente, com a criação da DOC, surgiram sub-regiões que se destacaram pela boa qualidade de seus vinhos. São sete as subzonas de Chianti: Colli Aretini; Colli Fiorentini; Colli Senesi; Colline Pisane; Montalbano; Montespertoli e Rufina.
Os Vinhos podem vir: Da região originária de Chianti: no rótulo constará Chianti Classico. Ou de umas das sub-regiões que mencionei. Assim, o nome desta sub-região vai aparecer no Rótulo. Exemplo Chianti Colli Senesi.
Importante destacar que estas sete sub-regiões, mais a região conhecida como Clássico, não engloba toda a área de Chianti.
Assim se um vinho é produzido em parcela sem classificação, será simplesmente Chianti.

06:16 DOCG – Denominação de Origem Controlada e Garantida
Em 1984, a região de Chianti tornou-se uma DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), que é mais alta classificação dos vinhos italianos. Se você quiser saber mais sobre a Pirâmide de qualidade dos vinhos da Itália, assista ao vídeo anterior.

06:52 A lenda do Galo Negro.
A lenda do Galo Negro surgiu em razão da disputa por território entre as cidades de Florença e Siena.

10:18 Castas (uvas) do Chianti.
Chianti é um blend. Sangiovese é a principal casta da Toscana e a principal utilizada nos vinhos de Chianti. Sangiovese entra no blend com 70 a 80% da mistura (variável conforme a sub-região de Chianti) e o restante pode ser de castas nativas como a Canaiolo ou castas internacionais, como Cabernet Sauvignon e a Merlot.

11:36 Características do Chianti
As principais características de um Chianti são níveis de taninos e acidez altos, aromas e sabores de cerejas vermelhas, ameixas vermelhas, ervas, como chá, folhas secas. Os melhores podem envelhecer na garrafa e apresentar aromas de couro e carne.

13:08 Harmonização.
Em razão de sua alta acidez e taninos marcantes, o Chianti acompanha muito bem massas com molho vermelho e carne assada.

14:25 Estilos de Chianti.
O Chianti comum tem uma maturação mínima de 10 meses. Significa que, depois de pronto, fica no produtor afinando por dez meses, antes de ser lançado no mercado. Não é obrigatória a passagem por madeira, assim ele pode ficar alguns meses em tanques de inox e o restante na garrafa. Mas há muitos produtores usam os Bottis, que são grandes e antigos barris. De maneira que transferem para o vinho poucos aromas e sabores da madeira, mas servem para amaciar os taninos.
Chianti Riserva - a maturação mínima é de 24 meses.
Chianti Classico – o vinho deve passar por maturação mínima de 12 meses.
Chianti Classico Riserva - essa versão exige que o vinho passe por maturação mínima de 24 meses, dos quais três em garrafa.

16:46 Chianti Classico Gran Selezione.
É uma classificação recente e superior do Chianti Classico. O Gran Selezione deve ser produzido com uvas de um único vinhedo ou uma seleção das melhores uvas da propriedade. A maturação mínima é de 30 meses, dos quais 3 meses em garrafa.

17:11 – Degustação.
Degustamos o Chianti Riserva Piccini

--------------------
Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos, e minha missão é levar o conhecimento sobre o mundo do vinho de forma simples e descomplicada, de maneira que todos entendam.
Creio que, no mundo do vinho, "quanto mais você conhece, melhor você escolhe e mais você aprecia".
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust - WSET, Níveis 1, 2 e 3.
Atualmente sou aluno da Wine Scholar Guild, no French Scholar Wine, um curso aprofundado sobre vinhos da França.