Xi Cbdu Painel 1 A Desordem Urbanistica E Emergencias Sanitarias Climaticas E Sociais

Painel "A (des)ordem urbanística e emergências sanitárias, climáticas e sociais", realizado no primeiro dia da programação do XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico - XI CBDU.

Participam:
- Vilma Reis: Socióloga, Feminista, Mestra em Ciências Sociais, Doutoranda em Estudos Étnicos Africanos no PosAfro-FFCH-UFBA, filha do Terreiro do Cobre, Defensora de Direitos Humanos, Ativista do Movimento de Mulheres Negras, Abolicionista Penal, Co-fundadora da Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras para os Direitos Humanos, e, através da Coletiva Mahin constrói a Coalizão Negra por Direitos. Foi Ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia entre 2015-2019 e Presidenta do Conselho Nacional das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil entre 2018-2019.
- Benedito Roberto Barbosa: Advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos há mais de 12 anos. Ele também é advogado da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP) há 23 anos e atua na Central dos Movimentos Populares (CMP) há 35 anos. Atualmente, está concluindo o doutorado em Planejamento e Gestão do Território, pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
- Livia Izabel Bezerra de Miranda: Professora adjunta e coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA/UFCG). Participa desde a sua fundação (como coordenadora e pesquisadora) do Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais (Observatório PE/UFPE-FASE); é integrante da rede nacional Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança, coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e integra a Rede de Hidrologia do Semiárido – REHISA. Arquiteta e Urbanista, Mestra em Geografia e Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Serviços Urbanos e Ambientais, Geografia Urbana, Habitação de Interesse Social, Técnicas de Avaliação Urbanas e Regionais, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.
- Fernanda Carolina Costa: Advogada, especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuação profissional focada em Planejamento, Gestão Urbana e Controle Urbano, Direito Urbanístico e Ambiental, Regularização Fundiária de Interesse Social e Empreendimentos de Infraestrutura. Como gestora pública, coordenou a elaboração e implementação de projetos e programas de caráter multidisciplinar financiados por entidade internacional de fomento, com atenção especial na intervenção sobre áreas de baixa renda, como também coordenou equipe técnica responsável pelo controle urbano e ambiental.
- Dulce Maria Pereira: Arquiteta, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Ouro Preto, coordenadora de Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisas LEA:AUEPAS da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi presidente da Fundação Cultural Palmares, primeira embaixadora negra do Brasil, quando foi secretaria executiva dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).Suas atuais áreas prioritárias de trabalho são territórios atingidos por desastres sociotécnicos , racismo ambiental e processos de deslocamento forçado. Integrante do Grupo de Trabalho para Direito e Proteção de Populações em Situação de Deslocamento Compulsório no Conselho Nacional de Direitos Humanos.

  • XI CBDU - Painel 1: A (des)ordem urbanística e emergências sanitárias, climáticas e sociais ( Download)
  • Confira o que rolou no XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico! ( Download)