Dicas De Como Parar De Fumar

✔ WhatsApp exclusivo para agendamento de consulta: api.whatsapp.com/send?phone=5519999759933

✔ Telefone para contato: (34) 3268-3007

✔ Link para agendamento de Teleconsulta: doctoralia.com.br/roberto-yano/cardiologista/ituiutaba

✔ Link para todos meus conteúdos: linktr.ee/dr.yano

5 dicas que infalíveis para você parar de fumar!

Primeira dica:
Marque uma data para parar de fumar. Anote no seu calendário. Isso é importante porque vai evitar que você adie o abandono do cigarro. Marque a data para você ter um compromisso com você mesmo. Não vai marcar para daqui há 3 anos certo? Rsrs.. marque para daqui a 3 semanas ou 1 mês no máximo!
Muitas vezes você pensa: “ah, na segunda feira eu paro de fumar” ou “se eu ficar doente mais uma vez, eu paro de fumar”. E assim você vai adiando algo tão importante de se fazer que é PARAR DE FUMAR. Lembra que quanto mais tempo você demorar para parar de fumar, mais dependência você vai ter desse vício, e mais difícil vai ser parar de vez.
Por isso marque uma data!
E não fique preocupado quanto a não conseguir começar na data marcada, remarque em outra data. O importante é começar. Tente já ir diminuindo o número de cigarros fumados ao máximo até a data de parar definitivamente.
Lembrando que muitas vezes aqueles que conseguiram parar de fumar, tentaram mais de uma vez. Entendeu? Na verdade, poucos conseguem na primeira tentativa.
Então isso não é fracassar, pessoal. Isso é o segredo do sucesso para se parar de vez de fumar. Perseverança!
Segunda Dica: “Segure as pontas”
É importante resistir a vontade de fumar! Use algumas estratégias para resistir. Lembra que a vontade é passageira. Então faça alguma coisa nesse momento que alivie a vontade de fumar. Por exemplo, tome um chá, coma uma fruta, mastigue uma folha de hortelã, converse com alguém, tome um copão de água.
Você mesmo vai encontrar a melhor estratégia para desviar sua atenção da vontade de fumar.
Me conta aqui, o que você que parou de fumar, usou de estratégia para distrair a sua mente nesses momentos.
Terceira dica: FUMAR NÃO RESOLVE SEUS PROBLEMAS
Se você estiver estressado, tiver brigado com alguém, pode dar vontade de fumar. Mas lembre que ele não vai resolver a briga e muito menos aliviar o seu estresse. Você pode ter a falsa sensação que o cigarro acalma, mas ele não faz isso. Ele pode piorar a situação, ele te traz mais problemas, problemas psicológicos, piora da ansiedade, insônia, além de todas aquelas doenças graves que você já está cansado de ouvir né.
Então procure alternativas para aliviar o estresse e as preocupações. Tente resolver seus problemas. Alivie seu estresse com a prática de exercício físico regular, faça ioga, melhore a sua respiração. Arrume um hobby, tenha um lazer. Tem pessoas, por exemplo, que adoram cozinhar, outras gostam de cuidar do jardim, outros que gostam de restaurar objetos. Eu por exemplo, gosto de tocar um som com meus toca discos, e bater umas fotos legais. Arrume uma diversão para se distrair.
Invente e reinvente pra manter sua mente em paz ok?
Quarta dica: Elimine os gatilhos do ato de fumar
O que é isso doutor? Os gatilhos são situações, objetos que fazem você lembrar do cigarro.
Por exemplo: você gostava de fumar tomando café. Quando você vê um cafezinho pode te dar vontade de fumar, então não tome café. Prefira tomar outra bebida como água ou chás.
Outro exemplo: você fumava numa cadeira de balanço do quintal da sua casa. Quando você vê a cadeira te dá vontade de fumar, então retire essa cadeira do quintal e doe a cadeira pra alguém.
Tudo o que for um gatilho para o seu cérebro, você deve mudar, você transforma o ambiente para não lembrar do cigarro. Entendeu?
Quinta dica: busque ajuda médica ou psicológica
É muito importante querer parar de fumar. É muito importante contar pra alguém que você quer parar de fumar.
Quando você conta pra alguém isso te fortalece. Acredite. Contar para pessoas importantes que você vai parar de fumar aumenta muito as suas chances de conseguir.
Muitas pessoas conseguem parar de fumar sozinhos, usando essas dicas que eu dei, mas algumas vão precisar de ajuda médica e psicológica. Você não vai ser mais fraco porque precisou marcar uma consulta, pelo contrário. Você é forte e está tentando fazer o melhor pra sua saúde e para as pessoas que convivem com você.
Hoje existem tratamentos com medicações que ajudam e muito a parar de fumar. Se eu falo para o paciente que ele deve parar de fumar, a chance dele parar é de 1% sabia? Agora se eu faço um tratamento adequado para esse paciente, as chances podem ultrapassar 70% sabia? Incrível né?
Não conheço uma pessoa, um paciente meu, que parou de fumar e se arrependeu. Mas conheço muitas que não tentaram e que hoje se arrependem profundamente.

✔ Meu Telegram: t.me/robertoyano
✔ Site Facebook: Dr. Roberto Yano
✔ Meu Instagram: @dr.yano